Equipe F-Carranca da Univasf conquista colocação na Competição SAE AeroDesign 2018 no ITA

Pela primeira vez a F-Carranca subiu ao pódio da 20ª Edição da Competição SAE BRASIL AeroDesign 2018, conquistando a 4°Colocação Nacional pela Classe Regular (Foto: Divulgação/ASCOM)

A equipe de Aerodesign F-Carranca, composta por estudantes do curso de Engenharia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Campus Juazeiro, no norte da Bahia, subiu pela primeira vez ao pódio da 20ª Edição da Competição SAE BRASIL AeroDesign 2018, conquistando a 4°Colocação Nacional pela Classe Regular , consolidando-se como uma das melhores equipes do país e a melhor do Norte-Nordeste.

Este é o sexto ano consecutivo que os futuros engenheiros da Univasf participam da Competição anual SAE AeroDesign, realizada no período de 31 de outubro a 04 de novembro, na cidade de São José dos Campos (SP), no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeronáutica (DCTA), que reuniu mais de 60 equipes de instituições de ensino superior do Brasil e de outros países da América Latina.

Para a Capitã Luisa Moreira, estudante de Engenharia Mecânica, o bom desempenho da equipe é decorrente da persistência e determinação dos integrantes.  “A F-Carranca está determinada a desenvolver, a cada ano, a melhor aeronave da sua história. Esta conquista é resultado de muita dedicação, persistência, entrega absoluta, e desenvolvimento de trabalho de alto desempenho da nossa equipe. Carregar o legado e o trabalho incrível das pessoas que iniciaram esse projeto há seis anos não foi fácil, mas muito gratificante. Estamos orgulhosos em representar o interior do Nordeste e levar o nome do Vale do São Francisco cada vez mais longe”, destaca, Luisa.

A competição SAE Aero Design consiste em projetar, documentar e construir uma aeronave rádio controlada, que transporte grande quantidade de carga, com bom desempenho na decolagem, pouso e estabilidade em voo dentro dos requisitos e restrições pré-estabelecidos no regulamento da Competição Nacional.

Nesta edição, além do Projeto na Classe Regular, a F-Carranca participou também com o Projeto Guerreirinho, concebido pelos novos membros da equipe e que conquistou o 1º lugar no Torneio de Acesso da Competição Nacional. Outra Vitória da equipe foi a 5ª melhor nota de Relatório, pelo segundo ano consecutivo, segundo avaliação de engenheiros do ITA e Embraer.

Luísa destaca ainda, que além dos recursos que membros da equipe dispõem, a importância dos patrocinadores da região, que acreditam e colaboram financeiramente para a viabilidade de construção uma aeronave rádio controlada. Segundo ela, o projeto é bastante oneroso, e o patrocínio tem um papel relevante na viabilidade do projeto.

 “A equipe agradece a todos que contribuíram diretamente para essa conquista, aos nossos patrocinadores que acreditaram na ideia dos estudantes e de que no Vale do são Francisco é possível construir aeronaves. Agradecemos ao nosso orientador e professor Luiz Mariano, e nosso piloto, que sonharam conosco e tornaram esses resultados possíveis. O sonho está se concretizando. A equipe segue confiante para a próxima edição, visando garantir uma vaga para a competição mundial”, enfatizou, Luísa.

F-Carranca

A F-Carranca surgiu em 2009, a partir da ideia do professor do Colegiado de Engenharia Mecânica, José Bismark, que desejava unir conhecimentos teóricos e práticos para a montagem de aeronaves. A primeira equipe F-Carranca foi formada em 2012 e ficou entre as melhores na primeira competição SAE – Brasil AeroDesign da qual participou.

O projeto de extensão da Univasf é orientado pelo professor do Colegiado de Engenharia Mecânica, Luiz Mariano Pereira. A equipe é formada no momento por 28 alunos de Engenharia (Mecânica, Elétrica, Produção, Civil, Computação). O objetivo é a construção e manutenção de aeronaves rádio controladas, desde a concepção inicial até a fabricação, que concorrem nas competições SAE BRASIL AERODESIGN.

Deixe um comentário