Equipes da Secretaria de Saúde vão ao Presídio Edvaldo Gomes identificar casos de hanseníase

A população carcerária foi selecionada pela condição de confinamento. Fatores de risco estão presentes nas celas, com pouca iluminação e muita gente.

Nesta segunda-feira (30), a Secretaria Saúde de Petrolina vai realizar uma ação que marcará o Dia Mundial de Combate à Hanseníase, comemorado oficialmente ontem (29). Os profissionais de saúde estarão na Penitenciária Dr. Edvaldo Gomes para examinar os internos, numa avaliação dermatológica e neurológica para identificação de sintomas de hanseníase.

O presídio possui uma equipe permanente de saúde da família que já faz atendimento aos internos, porém, nessa ação de hanseníase a proposta é sensibilizar a população para os riscos da doença e a importância do diagnóstico precoce.

Conhecida antigamente como lepra, a hanseníase tem cura se for diagnosticada cedo. Os primeiros sintomas são manchas pelo corpo seguidas por alterações na cor da pele e perda de sensibilidade, o que pode até levar ao comprometimento dos nervos. A doença ainda pode gerar graves consequências, como perda da visão e audição.

Deixe um comentário