Equipes do HDM e UPAE/IMIP conhecem serviços da “Rede PEBA”

(Foto: ASCOM)

A discussão foi derivada do fórum de debate, que busca discutir os serviços de urgência e emergência na região. (Foto: ASCOM)

Na tarde dessa quinta-feira (30), as equipes da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) e do Hospital Dom Malan (HDM) participaram de uma apresentação da carta de serviços da Rede Interestadual de Saúde Pernambuco-Bahia (Rede PEBA). A discussão foi derivada do fórum de debate, que busca discutir os serviços de urgência e emergência na região.

A apresentação foi feita pelo Hospital Universitário (HU-Univasf) junto com a Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina. A secretária executiva de atenção à saúde, Luciana Mendes, deixou claro o perfil da atenção básica, assim como os seus programas e serviços ofertados à saúde. O HU debateu sobre a implantação do Protocolo de Manchester, que visa melhorar a classificação de risco, após uma triagem baseada nos sintomas.

De acordo com a representante da IV Macrorregional de Saúde, Cláudia Cavalcante, o levantamento dos serviços tem como objetivo confirmar o perfil de cada instituição, para que, desse modo, as referências e contra-referências possam acontecer de forma responsável e resolutiva. “O nosso objetivo maior é desafogar os serviços, melhorando assim o atendimento à população. Para tanto, precisamos absorver como está funcionando a atenção básica, a média e alta complexidade. A partir desse entendimento nós tentaremos reorganizar alguns fluxos e acessos”, ressaltou.

Para a coordenadora geral da UPAE/IMIP as discussões têm sido bastante pertinentes: “Acho muito importante estarmos discutindo a urgência e emergência em rede, pois somente deste modo poderemos avançar. Fizemos a nossa apresentação no fórum e deixamos claro o nosso perfil, que é o de complexidade intermediária entre a atenção básica e a rede hospitalar. Hoje viemos conhecer os outros serviços e acreditamos que assim poderemos fazer uma contra-referência de forma adequada, quando for o caso”.

O superintendente do Hospital Dom Malan, Etiel Lins, também é a favor da iniciativa. “A partir do momento que repactuarmos as responsabilidades poderemos ter uma melhor oferta dos serviços”, acredita.

A próxima reunião acontecerá ainda este mês e na ocasião será a vez das instituições de saúde de Juazeiro, que compõem a “Rede PEBA”, apresentarem seus serviços. Posteriormente, o segundo fórum de debates será marcado. “As discussões irão prosseguir e nós acreditamos que é possível sim melhorar os serviços de urgência e emergência na região”, confia Cláudia.

Com informações da ASCOM

Deixe um comentário