Escola Municipal realiza a 2ª Mostra Científica em Juazeiro 

(Foto: ASCOM)

Com o objetivo de estimular os alunos a experiências científicas, a Escola Municipal Santo Antônio no Projeto NH3, distrito de Itamotinga em Juazeiro (BA), realizou nesta quarta-feira (31), a 2ª Mostra Científica ‘Experimentando Eu Aprendo’. O evento contou com a participação de mais de 300 alunos do 1º ao 5º ano, que apresentaram os trabalhos científicos criados ao longo do ano letivo.

Em sua segunda edição, a Mostra faz parte da estratégia da Secretaria de Educação e Juventude (SEDUC), em parceria com o Instituto Airton Sena, que busca melhorar a aprendizagem dos alunos através da ciência. De acordo com uma pesquisa inédita da Finep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), que investe em ciência, tecnologia e inovação, mostra que a disciplina serve para estimular a alfabetização e garantir que eles já sejam capazes de escrever com fluência e estejam plenamente alfabetizados. É o chamado letramento científico.

Segundo a coordenadora pedagógica Talita Ramos, o evento desperta a curiosidade e criatividade nos alunos, além de ser uma grande fonte de conhecimento. “Esse projeto estimula nossos alunos a realizarem novas experiências, principalmente científicas, para que possam explicar também o porquê desses fenômenos. Durante as atividades os alunos relatam todo processo do experimento nos cadernos, como desenvolveu, porque tal fenômeno aconteceu. A ciência serve para estimular a alfabetização. Nós estamos muito satisfeitos com as produções”, afirmou a coordenadora.

Os alunos de 12 turmas apresentaram de dois a três experimentos como, por exemplo: da atração de ímãs, fizeram argolas girarem; acender lâmpadas sem a energia elétrica, apenas com o circuito de pilhas; usaram copos com água onde colocaram corantes artificiais coloridos com cores primárias e um copo vazio com um papel, onde absorve o líquido e por meio de um canudo que fazia transição de um copo para outro, ia acontecendo uma mistura, e as cores primárias sendo transformadas  em secundárias.

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