Escolas municipais de Juazeiro realizam o ‘Dia D do Simulado’ para a Prova Brasil 2017

(Foto: ASCOM)

A Secretaria de Educação e Juventude – SEDUC, através da Escola de Formação de Professores de Juazeiro – EFEJ realizou nesta terça-feira (17), o ‘Dia D do Simulado’ para a Prova Brasil 2017, em mais de 80 escolas municipais, com o objetivo de preparar os alunos do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental para o exame nacional, que será realiza no período de 23 de outubro a 3 novembro.

“Durante todo o ano realizamos formações continuadas com os professores de Português e Matemática do 5º e 9º ano, além de aulões, simulados e gincanas para a preparação e avaliação dos alunos que farão o exame, a partir da próxima semana. É muito importante que o estudante faça o simulado, porque ele começa a se familiarizar com o estilo da prova que será aplicada, além de assimilar ainda mais o conteúdo que foi repassado em sala de aula”, ressaltou a secretária da SEDUC, Lucinete Alves.

A aluna Iandra Barbosa, do 9º ano, disse que gostou do simulado. “Já vinha me preparando com atividades e avaliações que os professores estão realizando na sala. Acredito que fiz uma boa prova hoje, e o mais importante é que as minhas notas melhoraram muito. Com certeza vou tirar boas notas em Português e Matemática na Prova Brasil na semana que vem”, afirmou a aluna do Colégio Paulo VI.

De acordo com a diretora da EFEJ, Cristine Hermenegildo, a prova do simulado foi elaborada pela equipe de formadores da EFEJ.

“A Prova Brasil deve ser encarada como uma grande oportunidade de avaliação do aprendizado, pois é o momento de diagnosticar os pontos positivos e os que devem melhorar na educação do nosso município. O resultado serve como ponto de partida para um planejamento estratégico, melhorando ainda mais a educação de Juazeiro, que tem sido destaque na Bahia e no Brasil”, destacou Cristine.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a prova tem o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos.

Os estudantes respondem questões de Língua Portuguesa, com foco em leitura e Matemática, com foco na resolução de problemas. Professores e diretores das turmas e escolas avaliadas também respondem a questionários que coletam dados demográficos, perfil profissional e informações sobre condições de trabalho. As médias de desempenho nas avaliações também subsidiam o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Deixe um comentário