Escolas públicas também serviram de local de vacinação no primeiro dia de imunização contra a gripe H1N1 em Juazeiro

(Foto: ASCOM)

Unidades de Saúde e escolas, disponibilizadas pela gestão municipal como postos de vacinação, receberam nesta segunda-feira (23), idosos e profissionais de saúde para o início da campanha nacional contra a Influenza. A ideia de utilizar os prédios escolares foi para evitar aglomerações e apesar do grande número de pessoas atendidas no primeiro dia de campanha, a medida surtiu efeito.

Além dos idosos e profissionais de saúde, o governo do estado estendeu nesta segunda-feira, a vacinação da primeira etapa para funcionários do sistema prisional, população indígena e a privada de liberdade, que podem se vacinar até o dia 15 de abril.

A partir do dia 16 de abril o público será: professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, além dos portadores de doenças crônicas e outras clínicas especiais. A partir de 9 de maio, serão as crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos,11 meses e 29 dias), mulheres grávidas, mães no pós-parto, jovens de 12 a 21 anos sob medida socioeducativa, pessoas com 55 anos ou mais e pessoas portadoras de deficiências.

A médica Candice Siqueira destaca a importância da vacina contra influenza na conclusão de diagnósticos. “A vacina não protege contra o coronavírus, mas torna o diagnóstico mais fácil a partir da exclusão. Então é essencial que esse público prioritário seja vacinado por ser o público mais suscetível tanto para o H1N1 como para o coronavírus”, ressaltou.

O superintendente de Atenção Básica explica que a utilização das escolas para evitar aglomerações está sendo satisfatória. “São mais opções para deslocamento da população e o resultado tem sido favorável. Observamos nesse primeiro dia que a grande maioria das pessoas têm obedecido as recomendações de distanciamento para evitar contaminação. Importante lembrar que vacina contra influenza não protege contra o coronavírus, então é essencial manter os hábitos de higiene, lavando as mãos, não compartilhando talheres, toalhas e, principalmente, mantendo o isolamento social”, completou.

Deixe um comentário