Estados e municípios enfrentam dificuldades para pagar o décimo terceiro salário

(Foto: Internet)

Ainda distantes de uma situação confortável no quesito contas públicas, Estados e municípios de todo o País mais uma vez encontram dificuldades para pagar o 13º salário dos seus servidores, sejam eles ativos ou inativos. Pelo terceiro ano consecutivo, ao menos 1,5 milhão de servidores estaduais correm o risco de não receber o benefício até o fim do ano.

Os governos do Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte ainda não têm dinheiro em caixa para o pagamento dos funcionários, embora afirmem estar tentando arrumar verbas para cumprir o compromisso. Em Pernambuco, a situação tende a ser mais confortável.

Ao Jornal do Commercio, a Secretaria de Administração do estado de Pernambuco afirmou que o 13º salário “como em todos os anos, está previsto para ser pago no mês de dezembro”. A data, contudo, ainda não foi definida pelo executivo estadual. Atualmente, Pernambuco tem 218.454 servidores, sendo 122.990 ativos, 69.996 inativos e 25.468 pensionistas.

Todos os governos estaduais e o Distrito Federal foram consultados sobre o pagamento do benefício este ano, mas alguns Estados sequer quitaram a gratificação devida para 2017. O Rio Grande do Sul, por exemplo, pagou, no mês passado, a décima parcela (de um total de 12) do benefício do ano passado e já avisou que não tem dinheiro para o de 2018. Até o salário de outubro, que deveria ter entrado no dia 31, ainda não caiu na conta dos servidores.

Municípios

As prefeituras do Recife (PE), Jaboatão (PE),Olinda (PE), Caruaru (PE) e Petrolina (PE), no Interior do Estado, confirmaram o pagamento do décimo. “A Prefeitura do Recife informa que o 13º salário de 2018 será pago normalmente, como acontece desde 2013. O calendário de pagamento será informado aos servidores em momento oportuno”, diz a PCR.

A Prefeitura de Petrolina disse que a 2ª parcela está estipulada em R$ 12,8 milhões para 1.285 segurados e 6.405 servidores ativos, mas não definiu data. Caruaru confirma o pagamento para 20 de dezembro, mas não declarou valores nem o total de servidores do município.

Com informações do Jornal do Commercio

Deixe um comentário