Estudantes da rede municipal de ensino discutem sobre a ‘Cultura de Paz’ em Juazeiro

(Foto: Ascom)

Estudantes, pais, professores e gestores das escolas municipais Santa Inês, Maria de Lourdes e José Pereira participaram, na última sexta-feira (8) da Roda de Conversa do projeto ‘Valores Humanos e Cultura de Paz’, na Escola de Formação de Professores – EFEJ, em Juazeiro (BA). O projeto está sendo desenvolvido pela Diocese de Juazeiro, a Secretaria de Educação e Juventude – SEDUC, em parceria com outras instituições.

A mãe Raquel Silva contou que aconteceram muitas mudanças positivas do filho no comportamento, no relacionamento familiar e também no desempenho escolar, desde que o projeto passou a ser desenvolvido na escola onde o filho estuda. “Gostei muito que este projeto conseguiu realizar na vida do meu filho e da nossa família. Hoje temos uma relação mais amorosa dentro de casa, e ele está mais tranquilo, carinhoso e estudioso. Quero parabenizar a Diocese e a SEDUC por este trabalho”, ressaltou.

De acordo com a superintendente pedagógica da Secretaria de Educação e Juventude, Cristine Hermenegildo o objetivo dessa atividade foi avaliar as ações que estão sendo desenvolvidas há três meses nas escolas da rede municipal da sede e interior do município. “Foi um momento muito importante, onde tivemos a oportunidade de ouvir depoimentos dos alunos, pais, professores, gestores sobre as mudanças que aconteceram no ambiente escolar, nas relações familiares, nas comunidades depois de várias ações desenvolvidas para promover a paz. Estamos muito satisfeitos com os resultados do projeto”, afirmou.

Em três meses, o projeto ‘Valores Humanos e Cultura de Paz’ realizou nas escolas da rede municipal Caminhadas da Paz, exibição de filmes, palestras sobre as três dimensões da Paz, debates, campanhas educativas sobre a Paz no Trânsito, atividades interdisciplinares envolvendo músicas, textos e biografia dos líderes da paz mundial e local, produção de peças teatrais, entre outras ações.

A representante da Diocese, irmã Edjane Santos agradeceu e parabenizou a todos os envolvidos no projeto. “Nosso objetivo é promover a cultura de paz em todos os segmentos sociais do município, conscientizando-os da necessidade de respeito entre todos. Ficamos muito felizes com a receptividade, a adesão e o empenho de todos na realização do projeto”, pontuou.

A culminância do projeto ‘Valores Humanos e Cultura de Paz’ será no dia 22 de novembro, às 8h, com a grande Caminhada da Paz, que sairá do Águas Center, na Avenida Adolfo Viana até a Orla da cidade.

Deixe uma resposta