Evento em defesa do Rio São Francisco une organizações, movimentos e sociedade civil nesta sexta, em Petrolina e Juazeiro

Chamar a atenção da sociedade e dos dirigentes públicos para a necessidade de preservação do Rio São Francisco. Este é o objetivo do Ato Cultural “Todos pelo Velho Chico”, que será realizado nesta sexta, 06, em Petrolina e Juazeiro.

Durante o evento, serão realizados shows musicais, manifestações culturais diversas, prestação de serviços públicos, além de depoimentos e manifestos de apoio ao Rio São Francisco.

O ato está sendo organizado em parceria com Movimentos Populares, Entidades de Classe, Frente Parlamentar em defesa do Rio São Francisco (Nacional e Regional), Igrejas, ONG’s, Representantes e Dirigentes Públicos, Setor Agrícola, Pecuário, Turístico, Comercial, Governos estaduais da Bahia e de Pernambuco, entre outros.

Segundo a organização, que tem a frente a Federação Regional dos Urbanitários do Nordeste (FRUNE), a atividade tem início, às 15h, com uma concentração na Concha Acústica, ao lado da Catedral, em Petrolina.

Após saudação da Frente Parlamentar em defesa da Chesf e do Rio São Francisco, os participantes irão em romaria, com barcos enfeitados, atravessar o Rio para se juntar aos demais participantes em Juazeiro, onde acontecem as atividades culturais e as prestações de serviços e os shows das diversas atrações musicais.

“A ideia é realizar um grande evento unindo as cidades que possuem uma relação histórica com o Rio. Juazeiro, Petrolina e Sobradinho, bem como todo o Vale do São Francisco encontram-se em áreas estratégicas e, mais que isso, as cidades possuem uma simbologia”, explica Jeam Cláudio, jornalista e coordenador do evento por parte da FRUNE.

Programação e Atrações

A partir das 16h já haverá, no espaço onde fica o Vaporzinho, serviços públicos da secretaria de saúde de Juazeiro (glicemia, medição de pressão arterial e outros serviços). A secretária de Ação Social vai orientar os cidadãos sobre o programa Bolsa Família. Já a Secretaria de Meio Ambiente realizará a distribuição de mudas.

Paralelamente, haverá espaço infantil, fanfarras, exibição de trabalhos escolares relacionados ao Rio, apresentações teatrais e manifestações culturais. O evento vai contar com a participação de artistas regionais, representantes públicos e membros da sociedade que lutam, defendem e preservam o Rio São Francisco.

Governadores nordestinos presentes

Na última semana, o governador do Piauí, Wellington Dias, em audiência com os dirigentes da Frune, garantiu presença no evento. Rui Costa, Governador da Bahia, anfitrião, estará presente, chegando às 16h. Paulo Câmara, de Pernambuco, define a presença nesta quinta, 05. A ideia é ter todos os governadores presentes.

Os gestores nordestinos inclusive enviaram uma Carta ao Presidente Michel Temer se manifestando contra a privatização da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) que, caso se concretize, terá impacto negativo na preservação do Rios São Francisco e Parnaíba e, sobretudo, na economia da região.

As Frentes Parlamentares (Nacional e Regional) em defesa da Chesf e do Rio São Francisco estarão presentes neste evento. A frente foi instalada por iniciativa do deputado Danilo Cabral (PSB/PE). Na Assembleia Legislativa do estado, o grupo foi formado por iniciativa do deputado Lucas Ramos (PSB).

O objetivo da frente é mobilizar a sociedade e o Legislativo contra a privatização do sistema elétrico brasileiro e defender o Rio São Francisco. “Esperamos fazer uma grande mobilização em defesa da Chesf e do setor elétrico brasileiro. Toda atenção à questão é urgente, pois a privatização anunciada pelo governo federal significa também a privatização do Rio São Francisco e isso não podemos permitir”, disse Danilo.

Para Lucas Ramos, desfazer-se de um patrimônio dos brasileiros por R$ 20 bilhões para encobrir um déficit de R$ 59 bilhões que o sistema Eletrobras acumula é “uma prova da incapacidade do governo federal”. O novo colegiado recebeu o apoio de 30 deputados estaduais para ser criado e também integram a frente Rodrigo Novaes (PSD), Odacy Amorim (PT), Laura Gomes (PSB) e Zé Maurício (PP), entre outros que unidos, já somam mais de 400 parlamentares nas esferas federal e estadual dos estados.

A Frune, em nome do Movimento amplo em defesa do Rio São Francisco, convida a população de toda região para prestigiar o evento. “Esta é uma oportunidade para cada cidadão do nordeste, em especial os da região do Vale do São Francisco, que tem amor pelo Rio manifestar seu sentimento e, dessa forma, chamar a atenção do país para a preservação do Velho Chico”, frisou Jeam.

Deixe uma resposta