Experimento cênico tem apresentação gratuita em Petrolina e Santa Maria

Cenas Ribeirinhas, da Cia Biruta. Foto de  Rubens Henrique (4) teatro cia biruta

O processo está acontecendo desde 2014, quando a companhia iniciou a pesquisa

A Cia. Biruta continua com as comemorações ao seu aniversário de 8 anos, realizando a Mostra Biruta. A edição 2016 segue até esse domingo (29). Ainda dá tempo de conferir as apresentações das Cenas Ribeirinhas, que serão realizadas na comunidade de Coripós, em Santa Maria da Boa Vista da Boa Vista e no bairro Rio Corrente, em Petrolina, ambas cidades no Sertão de Pernambuco, nos dias 28 e 29, respectivamente, sempre às 19h.

O trabalho é um experimento cênico elaborado a partir de vivências e laboratórios de corpo entre o grupo e comunidades de manifestações da Cultura tradicional do povo ribeirinho. O processo está acontecendo desde 2014, quando a companhia iniciou a pesquisa, incentivado pelo Funcultura 2012/2013, marcando um momento de novidades na história do grupo. “Ampliamos o que podemos chamar de território estético/poético, dialogando com nossa cultura agregando ao nosso fazer uma estética que nos afirme como fazedores de teatro do Sertão do São Francisco, não numa perspectiva regionalista, mas local, sem dúvida”, disse Antonio Veronaldo, diretor da Biruta.

A apresentação de hoje (28) é um momento de reencontro do grupo com a comunidade que os inspirou nesse processo criativo. Amanhã (29), será o encerramento da mostra, também com apresentações das Cenas Ribeirinhas, no Cine-teatro CEU das Águas, local onde o grupo vem realizando uma ocupação, desenvolvendo suas pesquisas, e onde também mantém um núcleo para formação de novos atores, voltado para jovens da periferia urbana. Cristiane Crispim, atriz e produtora da companhia, diz que esse é o “lugar onde eles se localizam e se reconhecem”. Segundo ela, eles estão “pensando sua ação enquanto comunitária, que vem contribuindo para a democratização e descentralização da arte”.

Para saber mais detalhes do projeto e da companhia, é só acessar a página da Biruta no Facebook:  www.facebook.com/ciabiruta.

Deixe uma resposta