Exploração de minério no Morro Branco revolta comunidade de Lago, em Casa Nova

A notícia de quem uma mineradora pretende explorar as riquezas naturais do Morro Branco, na comunidade de Lago, no interior de Casa Nova revoltou a população. Segundo a comunidade, a intenção da empresa de Santa Catarina acarretaria na destruição do local.

O fato não foi bem recebido pelos moradores, tendo em vista que o Morro Branco é um ponto turístico, além de ser um local de peregrinação e servir como fundo de pasto a pequenos agricultores.

Prefeitura analisará empresa responsável

Nossa equipe entrou em contato com a Prefeitura de Casa Nova, em busca de mais informações sobre a celeuma. O secretário de Governo, José Carlos Borges afirmou que ainda nessa segunda-feira (14) o município enviaria uma equipe técnica a fim de averiguar a documentação da referida empresa.

Informações que temos é que [a mineradora] tem todas as licenças federais e estaduais, vamos analisar tudo pra vermos se temos como interferir nisso”, afirmou o secretário de Governo. De acordo com José Carlos, será agendada uma reunião com os moradores da comunidade de Lago e o Ministério Público, para discutir uma solução.

Mobilização social

A comunidade começou a se mobilizar, realizando um abaixo assinado para que o Morro Branco não seja demolido. Ainda segundo os moradores, a mineradora já está na cidade trabalhando. No entanto, os veículos da mineradora estão circulando sem a identificação, o que levantou suspeitas da população.

Nossa equipe está tentando contato com a empresa, para ouvir os planos da mineradora e fornecer o direito de resposta.

Deixe uma resposta