Fake news: médico petrolinense volta a ser associado a Adélio Bispo

Mensagens alegam que o médico é irmão de Adélio Bispo

O médico ortopedista Marcos Heridjano Mauro Bezerra voltou a ser alvo de fake news. Ele atua em Petrolina e se viu novamente no meio de um turbilhão de mensagens alegando que ele é irmão de Adélio Bispo, o homem que esfaqueou Jair Bolsonaro (sem partido) na campanha de 2018.

A repercussão foi tamanha que o checador de fatos ou fakes do portal UOL fez uma matéria nessa quarta-feira (29) para desmentir o boato. Teorias conspiratórias alegam uma foto do médico ao lado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) indicam ser a esquerda a responsável pelo atendado.

A foto que ilustra a matéria foi tirada em setembro de 2016, em um evento de apoio à candidatura de Odacy Amorim (PT) à prefeitura de Petrolina, no qual Lula participou. Segundo as mensagens falsas, isso explicaria o fato de Adélio ter atentado contra Bolsonaro na campanha passada.

Contudo, o UOL não encontrou qualquer indicativo de parentesco entre Marcos e Adélio. Segundo reportagem da Folha de S. Paulo, Adélio tem quatro irmãos e, como ele, nenhum deles tem o nome ou sobrenomes iguais aos de Marcos. A assessoria do ex-presidente Lula negou que o médico seja parente de Adélio.

Antes do UOL, Aos Fatos e o Estadão Verifica já haviam checado a mesma informação como falsa em outras situações em que a corrente circulou.

Deixe um comentário