Famílias são capacitadas para receberem barreiros do Projeto Cisternas em Juazeiro

(Foto: ASCOM)

Nesse final de semana, cerca de 30 famílias da comunidade da Rocinha, em Juazeiro, participaram do curso de Sistema Simplificado de Manejo de Água para Produção de Alimentos (Sisma), com o objetivo de prepará-las para receberem barreiros em suas propriedades rurais.

O Barreiro é uma tecnologia social de captação e armazenamento de água de chuva construído gratuitamente pelo Consórcio Sustentável do Território do São Francisco (Constesf), através do Projeto Cisternas.

Durante o curso, os participantes foram orientados sobre como fazer o uso sustentável da água armazenada na produção de alimentos e discutiram temas como convivência produtiva com o semiárido, segurança alimentar e nutricional, gerenciamento de recursos hídricos e agroecologia.

A capacitação busca preparar as famílias e as comunidades rurais para que elas possam desenvolver suas atividades agrícolas, pecuárias, adquirindo segurança alimentar e que possam também incrementar sua renda.

De acordo com o coordenador de campo do Projeto Cisternas, Mauro Macêdo, o curso SISMA é uma etapa fundamental para que a família receba o benefício. “Ao final do curso, o participante passa a ter um certificado que o torna apto a receber gratuitamente o benefício. Apenas em Juazeiro, já foram entregues 234 tecnologias através do projeto do Constesf, divididas entre cisternas para consumo humano, cisternas de produção e barreiros”, informou.

Deixe uma resposta