Feira de Caprinos e Ovinos em Pinhões movimenta mais de 190 mil reais

Cerca de quatro mil pessoas prestigiaram o momento que reuniu 50 expositores e um total de 500 animais./ Foto: ascom

Cerca de quatro mil pessoas prestigiaram o momento que reuniu 50 expositores e um total de 500 animais./ Foto: ascom

A nona edição da Feira de Caprinos e Ovinos, realizada no ultimo final de semana no distrito de Pinhões, em Juazeiro, Norte da Bahia, ultrapassou o valor de R$ 190 mil. Segundo os organizadores, o valor inclui além da comercialização realizada no parque de eventos, também os lucros obtidos em todo o distrito (bares, restaurantes, postos de combustível, pensões e hotéis).

A Feira congrega a comercialização de animais com a troca de tecnologias voltadas ao setor. Cerca de quatro mil pessoas prestigiaram o momento que reuniu 50 expositores e um total de 500 animais. 

O evento foi uma realização da Prefeitura de Juazeiro através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento em parceria com a Associação dos Produtores Rurais do Vale Rio Curaçá (APROVIC). “Conseguimos alcançar números consideráveis mesmo vivendo um momento de seca que dificulta as atividades na zona rural. As feiras de caprinos e ovinos têm superado todas as expectativas e esse ano não foi diferente em Pinhões. Todos estão de parabéns, organizadores, produtores e visitantes”, disse o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Jorge Cerqueira.

Para o produtor de Pinhões José Matos Rodrigues, a participação nas edições da feira tem contribuído muito para seu melhoramento como criador, além de proporcionar a divulgação e comercialização de seus animais. “Dediquei uma boa parte da vida na criação desses animais. Venho sustentando minha família através dessa atividade, que exercida com dedicação, torna-se bem rentável. Tenho orgulho de ser produtor”, declarou.

Já para Laércio de Jesus, produtor do município de Jacobina, divulgar seus animais na feira tem ajudado a propagar sua criação nos municípios circunvizinhos. “Essa troca de experiência entre produtores dos municípios da região é muito salutar, tem possibilitado o crescimento da atividade e firmado cada vez mais a sua importância”.

O técnico da SEAPA, Renato Martins de Oliveira, durante o evento, realizou palestra sobre o Programa Garantia Safra. Na ocasião ele explicou o que consiste o programa e tirou dúvidas sobre as inscrições da safra 2016/2017 e o processo de pagamento da safra 2015/2016. “O programa aderido pelo município em 2009 tem beneficiado centenas de agricultores da região. É uma felicidade para todos”, disse. O Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS) doou 15 mil alevinos da espécie carpa que foram lançados no açude e lagoas da região, beneficiando as comunidades locais.

Com informações de Ascom

Deixe uma resposta