Fenagri já movimenta trade turístico regional

A maior feira do setor da América Latina espera receber cerca de 50 mil visitantes neste ano/Foto:Clas

A maior feira do setor da América Latina espera receber cerca de 50 mil visitantes neste ano/Foto:Clas

A Fenagri 2016 (26ª Feira Nacional da Agricultura Irrigada) que acontece entre os próximos dias 25 e 28 de maio, já começa a movimentar o trade turístico regional, com ênfase para restaurantes, bares e hotéis de Petrolina(PE)  e Juazeiro (BA). A maior feira do setor da América Latina espera receber cerca de 50 mil visitantes neste ano.

O setor de gastronomia é um dos que mais lucra neste período. Jairo Fernandes de Lucena, 51, trabalha em um dos 10 restaurantes do Bodódromo, na Areia Branca. O ano todo atende pessoas ligadas ao agronegócio, mas durante a Fenagri, o movimento é maior. “Muitas pessoas de fora vêm aqui conhecer o bode assado, o prato mais procurado da rica culinária local. Eles normalmente são bons de gorjetas”, brinca.

 O dono do restaurante, Demosthenes Nascimento, 52, diz que nessa época o faturamento aumenta 20%. “Observamos uma movimentação bem maior que os dias dos Namorados, das Mães e o Natal”, analisa. São servidas no restaurante, só na semana da feira, o dobro das refeições. “Com o início da Fenagri, esperamos aumentar uns 80 pratos por dia”, comemora.

 Parte de uma das maiores redes de hotelaria do país, o Quality Hotel de Petrolina já tem reservas para praticamente todos seus leitos durante  a Feira. Segundo a gerente de contas do hotel, Érika Oliveira, o perfil dos hóspedes neste período tem tudo a ver com a agricultura irrigada. “A ocupação nesta semana da Fenagri, cerca  90%  dos hóspedes, são clientes ligados ao agronegócio, a exemplo de diretores, produtores, importadores e exportadores do segmento frutícola”.

 Nelbe Feire, coordenadora de comercialização da Fenagri 2016, explica que o evento é consolidado como a principal vitrine do agronegócio na região. Uma das principais responsáveis pela troca de ideias e tecnologias do campo nos últimos 26 anos. ” Nesta edição, o produtor deve encontrar máquinas e implementos agrícolas, insumos e especialidades necessárias para a lavoura. Os acadêmicos e pesquisadores estarão envolvidos em seminários, palestras e debates sobre a agroindústria, legislação e a racionalidade no uso dos recursos naturais. Ou seja, a Feira procura envolver todas as categorias relacionadas à agricultura”, lista a organizadora.

 A Feira Nacional da Agricultura Irrigada – Fenagri 2016,  acontecerá no Centro de Convenções Senador Nilo Coelho, em Petrolina. Realizada pela Prefeitura de Petrolina, Câmara de Fruticultura e Sindicato da Agricultura Familiar, a programação inclui o seminário ‘Agroindústrias no Vale – bases legais e tecnológicas para expansão de mercado’, minicursos, Encontro de Negócios e a Vila da Agricultura Familiar. Para a exposição de produtos e serviços a Fenagri 2016, dispõe de uma área com 10 mil metros quadrados.

 Com informações da Clas Comunicação e Marketing

Deixe uma resposta