Fernando Filho defende privatização de setores da Eletrobras e da Petrobras

Nesta terça-feira (6), o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho (PSB), participou de uma audiência pública na Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) do Senado. O evento buscava discutir alternativas para ampliar o fornecimento de energia na região amazônica.

De acordo com o ministro, para levar energia à Amazônia seria necessário privatizar setores da Petrobras e da Eletrobras.“Como está é muito precário o fornecimento de energia para a população. Estamos tocando um plano de privatização sim, estamos fazendo alguns desinvestimentos na Eletrobras sim. Não se trata de privatizar unicamente por privatizar, mas de melhorar nossos processos e melhorar também o fornecimento dos serviços”, afirmou.

O senador e ex-ministro de Minas e Energia Eduardo Braga (PMDB-AM), presidente da comissão, discordou das privatizações neste momento turbulento que o país vive. Para Braga é necessário que os problemas de infraestrutura e dos contratos já firmados sejam resolvidos primeiramente.

“Privatizar essas empresas significa praticamente negar aos brasileiros que vivem nas regiões isoladas, no interior da Amazônia, ter acesso ao século 20 e século 19”, disse.

As empresas estão se enfrentando na Justiça. A Eletrobras tem dívidas bilionárias com a Petrobras no fornecimento de combustíveis para térmicas no Amazonas.

A Petrobras, que planeja arrecadar 21 bilhões de dólares até o fim de 2018, está aprovando a venda de ativos internamente, mas já publicou anteriormente a intenção de vender parcela de sua subsidiária de combustíveis BR Distribuidora, assim como de ativos de refino, processamento do gás natural, transporte e comercialização de derivados, dentre outros.

Já a Eletrobras pretende levantar cerca de 5 bilhões de reais com a venda de fatias minoritárias em projetos de geração e transmissão de eletricidade, principalmente. Durante a audiência, Fernando Filho também disse que projetos vão aumentar capacidade energética do Brasil.

Com informações do Blog do Jamildo

Deixe um comentário