“Forças de segurança estão atuando na fiscalização de estabelecimentos”, afirma PM após relato de aglomerações em Petrolina

(Foto: Polícia Militar/Divulgação)

A Polícia Militar de Pernambuco emitiu uma nota, nesta sexta-feira (2), após uma matéria publicada pelo Blog no início da tarde. De acordo com a PM-PE, a fiscalização durante a pandemia do novo coronavírus é responsabilidade de vários órgãos e não apenas da instituição.

LEIA TAMBÉM

“Tudo isso é absurdo”, desabafa leitor sobre aglomerações no 1º de flexibilização das atividades em Petrolina

O esclarecimento vem depois de um leitor relatar várias aglomerações no bairro Jardim Guararapes, no primeiro dia de flexibilização das atividades comerciais. “Em Petrolina, as forças de segurança estão atuando na fiscalização de estabelecimentos, dispersão de aglomerações e orientação para o uso da máscara. Desde o último dia 18, os policiais precisaram conduzir 14 pessoas para delegacias por descumprimento de medidas sanitárias na cidade. Em Pernambuco, mais de 50.135 pessoas já foram orientadas, 19.718 estabelecimentos fiscalizados e 365 pessoas conduzidas a uma delegacia“, diz a PM.

Confira a seguir a íntegra da resposta da PM-PE:

As fiscalizações sanitárias são de responsabilidade de todos os órgãos que fazem a administração pública seja no âmbito federal, estadual e municipal. Nos 184 municípios pernambucanos, incluindo Petrolina, atuam Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, procons, vigilâncias sanitárias, guardas municipais, agentes de trânsito e de controle urbano. Somente com a união de todas as forças é possível fazer frente à tragédia humanitária que é a pandemia da Covid-19.

Em Petrolina, as forças de segurança estão atuando na fiscalização de estabelecimentos, dispersão de aglomerações e orientação para o uso da máscara. Desde o último dia 18, os policiais precisaram conduzir 14 pessoas para delegacias por descumprimento de medidas sanitárias na cidade. Em Pernambuco, mais de 50.135 pessoas já foram orientadas, 19.718 estabelecimentos fiscalizados e 365 pessoas conduzidas a uma delegacia.

O comandante do 5BPM, informa que todas as guarnições ordinárias estão envolvidas na operação convivência, na fiscalização às medidas impostas pelo decreto vigente. E salienta também que intensificará as ações ostensivas na respectiva localidade citada na demanda acima.

A população, além de fiscalizar, pode colaborar junto com o poder público, denunciando por meio do 190. O Estado e o poder público estão fazendo a sua parte, mas é preciso que a população seja parceira neste pacto pela vida”.

Deixe um comentário