FTC Petrolina realiza debate sobre a relação entre filosofia, espiritualidade e suicídio

(Foto: Divulgação)

A Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) realiza nesta sexta-feira (29), às 19h, no auditório da unidade em Petrolina, o debate “Filosofia e Espiritualidade: o Homem na busca de si”, e tem como principal objetivo o diálogo entre a filosofia e a religião no que tange a prevenção ao suicídio.

O evento faz parte do calendário do Setembro Amarelo, que visa dar destaque ao tema em âmbito mundial. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o suicídio é, desde 1990, problema de saúde pública.

O debate em formato de diálogo será entre o filósofo e professor da Universidade Federal do Vale do São Francisco Dr. Alexandre Reis e representantes de diferentes religiões/doutrinas como o Protestantismo, Catolicismo, Espiritismo, Budismo, Candomblé e Indígena.

No Brasil, 13 mil pessoas atentam contra a própria vida todos os anos. Segundo dados da Secretaria de Saúde de Pernambuco, de 2011 até 2015, 1.665 pessoas morreram por este motivo. Em Petrolina, entre 2010 e 2017, foram 82 casos. 

Na Bahia, dados preliminares da Secretaria de Saúde apontam que entre 2010 e 2017 foram contabilizados 3.324 casos de suicídio, sendo que apenas neste ano são 114 registros. A Secretaria de Saúde de Juazeiro confirma que em 2015 e 2016 foram 22 casos. Em 2017, já são 06.

Estudos apontam que cerca das 40% pessoas que cometem suicídio buscam atendimento médico entre dois e sete dias antes e 50% tem história de tentativa anterior. É sobre como a filosofia e a espiritualidade podem ajudar a evitar os casos que o debate será norteado.

Para participar, o interessado deverá enviar email para [email protected] Será cobrada uma taxa de R$10 (dez reais) que será revertida para o Centro de Valorização da Vida. Após enviar o email será encaminhado um link para o preenchimento da ficha de inscrição, devendo assim ser retornado constando, em anexo, o comprovante de depósito. Um certificado de participação será entregue aos participantes.

Deixe um comentário