Funcionários da prefeitura de Petrolina fazem buscas para acolher pessoas em situação de rua

(Foto: Ascom/PMP)

Mesmo com as atividades suspensas por causa da pandemia do novo coronavírus, a equipe do Centro de Referência Especializado para a População de Rua (Centro Pop), continua trabalhando para não deixar de dar assistência a pessoas em situação de rua.

Os funcionários chegam até aos moradores de rua, através de denúncias sobre pessoas que estão passando por dificuldades que chegam até a ouvidoria do município ou ao próprio Centro Pop.

Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, o último caso ocorreu nesta semana, na região central de Petrolina. Segundo a vizinhança, o homem de aproximadamente 30 anos estava no local há um dia, enrolado em um lençol, sem aceitar água ou comida e agindo com agressividade. Mesmo contando com o apoio da Guarda Civil Municipal e do SAMU, o homem recusou o atendimento e foi embora do local.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Jorge Assunção, esse trabalho é desafiador. “O município oferece toda condição para que esse público seja assistido com acesso à alimentação, abrigo noturno e assistência em saúde. Nosso sistema é de portas abertas, ou seja, nada é feito de forma compulsória. Assim como neste caso, muitas vezes encontramos resistência, mas cada vida que conseguimos tocar e mudar vale a pena”, relatou.

Como a sede do Centro Pop está fechada durante a pandemia, a equipe também montou um escritório de atendimento na sede da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (Sedesdh), onde é possível fazer os atendimentos de urgência relacionados a documentos e encaminhamentos para os demais serviços da rede municipal.

Para acionar a equipe do Centro Pop, a população pode entrar em contato por e-mail, no endereço [email protected], ou ainda ligar para a Sedesdh no número: (87) 3866-1679.

Deixe um comentário