Funcionários da UPAE recebem treinamento de Prevenção de Acidente com Material Biológico

A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar da Unidade Pernambucana de Atenção Especializada de Petrolina (UPAE), promove treinamentos na unidade. Na última semana foi realizado um treinamento de Prevenção de Acidente com Material Biológico.

Durante o treinamento, a equipe de enfermagem recebeu orientações sobre riscos biológicos, que estão presentes, desde o processo de descarte de materiais perfuro-cortantes ao transporte inadequado do material contaminado. As instruções abordaram ainda a importância de medidas preventivas como o uso de equipamentos de proteção individual e imunização ativa dos trabalhadores, que é oferecida pela Unidade.

Segundo a enfermeira da Epidemiologia, Isadora Rodrigues, a capacitação tem como objetivo proteger o trabalhador e eliminar ou reduzir as condições que geram os acidentes. “Foi observada  a necessidade de fazermos esse treinamento como uma maneira educativa para evitar ou diminuir os acidentes com material biológico. Os profissionais de enfermagem da UPAE já recebem os treinamentos de biossegurança e sobre a  Norma Regulamentadora NR 32 logo quando são admitidos, sendo essa ação de hoje apenas um reforço de caráter educativo e não punitivo para que não ocorra reincidência desses acidentes”, destaca.

Deixe uma resposta