Gaturiano Cigano apresenta projeto de lei que prevê castração móvel em Petrolina

Gaturiano tem se destacado com projetos importantes na Casa Plínio Amorim. (Foto: Blog Waldiney Passos)

O vereador Gaturiano Cigano (PRP) deve apresentar, nesta terça-feira (22), durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Petrolina o Projeto de Lei n.º 157/17 que institui o programa de castração móvel destinado ao controle populacional de cães e gatos na cidade.

De acordo com o texto do projeto, fica o Poder Executivo autorizado a instituir, no âmbito da Secretaria Municipal de Saúde, através centro de Zoonoses o programa. Além disso, o município poderá por meio de seus recursos ou parcerias disponibilizar veículos devidamente equipados com material e pessoal técnico habilitado a efetuar castrações cirúrgicas nos animais.

Ainda segundo o texto legal, a unidade móvel destinada a atender o programa contará com sala de ambulatório; sala de assepsia; sala de cirurgia; sala de recuperação cirúrgica; banheiro para uso da equipe médica-veterinária; balança para pesagem dos animais; kit para ressuscitação cardio-respiratória; equipamentos para esterilização de materiais; material para acondicionamento e descarte de resíduos de acordo com a legislação vigente.

O projeto pode se tornar um marco no controle de cães e gatos na cidade. Em sua justificativa, Gaturiano afirma que “a proposta, aliada a medidas de guarda responsável, busca estabelecer um método no controle da superpopulação canina e felina no município de Petrolina adotar um meio mais eficaz e ágil de prevenção a disseminação de diversas doenças”.

Deixe uma resposta