Golpes na OLX se tornam comum em Petrolina

Cada vez com novas artimanhas para enganar as pessoas, os criminosos que praticam estelionato estão aplicando um novo golpe que tem feito várias vítimas em Petrolina (PE).

Dessa vez, os bandidos estão usando o site OLX, usado para venda de mercadorias. O golpe consiste em clonar anúncios na plataforma e se passar por um intermediário da venda do objeto.

Como funciona

O estelionatário entra em contato com o a pessoa que anunciou no site para vender alguma mercadoria, diz que vai comprar o objeto e pede para ela retirar o anúncio. Em seguida, o anúncio é clonado com um valor menor para que os compradores entrem em contato com o criminoso.

Quando algum interessado entra em contato, o estelionatário diz ser um intermediário da venda e que a mercadoria está em posse de um amigo. Depois, pede que o vendedor original e o comprador confirmem, um para o outro, conhecê-lo.

Como o vendedor esteve em contato para a venda do objeto lá no início, ele afirma conhecer o criminoso, sem saber que se trata de um golpe. Após a confirmação, o comprador se sente seguro e transfere o dinheiro para a conta de um terceiro que atua com o estelionatário.

Depois da transferência, o criminoso encerra o contato com o vendedor e com o comprador, que fica no prejuízo. O golpe envolve, geralmente, veículos, mas já foi registrado com computadores, celulares etc.

Como evitar o golpe

Entre em contato direto com o vendedor e pergunte se há mesmo um intermediador da venda. Além disso, só feche o negócio na presença do objeto. E, por fim, só transfira valores para a conta bancária do proprietário do veículo, pois assim ficará garantido que não estão sendo enganados por um terceiro.

Deixe um comentário