Governo de Pernambuco fará pente-fino em barragens do Estado

Barragem de Palmeirinha, em Belo Jardim. (Foto: Divulgação/Compesa)

Depois de mais uma tragédia envolvendo barragens no país, o Governo de Pernambuco decidiu se precaver e vai criar um grupo de trabalho com o objetivo de cadastrar as barragens no Estado. A fiscalização deve ser encerrada em seis meses e a equipe será composta por pessoas de diferentes setores.

O processo será iniciado nas barragens de onde há maior índice pluviométrico, a Região Metropolitana do Recife (RMR) e a Zona da Mata Sul. Além da força-tarefa, prefeituras se preparam com os recursos que têm, mesmo que não tenham obrigações com as barragens.

A ação será encabeçada pela secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos e servirá como um pente-fino. Dos 477 reservatórios em Pernambuco registados na Agência Nacional de Águas (ANA), 63 estão em perigo e são de responsabilidade do Governo do Estado, como Duas Unas, em Jaboatão e Pirapama, no Cabo de Santo Agostinho.

A Fundação Joaquim Nabuco continua monitorando o avanço do rejeitos de Brumadinho em direção ao São Francisco. De acordo com o pesquisador Neison Freire, é preciso se antecipar. “Nós pesquisadores podemos ajudar nessa antecipação. Nas cidades ao longo do rio, até a foz, em Alagoas, é preciso se prevenir. Incluindo as cidades que captam água da transposição”, disse. Com informações da Folha de Pernambuco.

Deixe um comentário