Governo do Estado projeta Petrolina e região avançando à Etapa 9 a partir de outubro

Petrolina somente entrará nessa Fase em outubro (Foto: Ilustração)

Os municípios da Região Metropolitana do Recife, Mata Norte e Sul, Caruaru (Agreste) e a própria capital pernambucana avançarão à Etapa 9 do Plano de Convivência com a Covid-19 a partir do dia 28 de setembro. Mas hoje (24) essas cidades já podem ampliar o funcionamento dos estabelecimentos de alimentação, das 6h até meia noite. O anúncio foi feito durante coletiva de imprensa ontem (23).

No que diz respeito ao Sertão, a região da IXª Geres com sede em Ouricuri, evoluiu à Etapa 8, igualando-se a Petrolina. De acordo com o secretário de Saúde, André Longo, nessa macrorregião, houve redução de 36,8% nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

O que muda na Etapa 9

Os municípios autorizados a avançar à Etapa 9 também poderão, mas somente a partir de segunda-feira, liberar a realização de eventos sociais e culturais, assim como a abertura de cinemas e teatros com novos protocolos e limite de público de até 100 pessoas, ou 30% de ocupação do espaço, o que for menor.

Petrolina não avança

A 8ª Geres, cuja sede é Petrolina, avançará a Etapa 9 no dia 5 de outubro, segundo previsão do Estado. Confira a seguir o que é permitido nas Etapas 8 (Ouricuri) e 9 (apenas para Região Metropolitana, Recife e Caruaru):

Etapa 8: Fica permitido 100% da mão de obra dos serviços de escritório. Os serviços de alimentação podem receber 70% da sua capacidade e são reabertos o comércio de praia e os museus e espaços de exposição.

Etapa 9: Cinemas e eventos sociais com até 100 pessoas ou 30% da capacidade. Serviços de alimentação podem passar a receber até 70% da capacidade.

A partir da próxima semana, a IX Geres alcançará a Etapa 8. Veja quais cidades estão englobadas: Araripina, Bodocó, Exu, Granito, Ipubi, Moreilândia, Ouricuri, Parnamirim, Santa Cruz, Santa Filomena, Trindade.

Deixe um comentário