Governo Federal nega ajuda humanitária da Argentina à Bahia

O governo federal negou, na noite de quarta-feira (29), o pedido do governador da Bahia, Rui Costa (PT), para autorização do envio de ajuda humanitária da Argentina às cidades afetadas pelas chuvas no estado. A resposta da União veio através do Ministério das Relações Exteriores.

Segundo Rui, a ajuda do país vizinho viria através de 10 profissionais especializados nas áreas de água, saneamento, logística e apoio psicossocial para vítimas de desastres. As chuvas deixaram milhares de desabrigados e fizeram 24 vítimas fatais na Bahia.

Na resposta ao governador, o Ministério afirmou que não há necessidade de tal ajuda estrangeira, já que a situação “está sendo enfrentada com a mobilização interna de todos os recursos financeiros e de pessoal necessário”.

Na hipótese de agravamento da situação, requerendo-se necessidades suplementares de assistência, o Governo brasileiro poderá vir a aceitar a oferta argentina de apoio da Comissão Capacetes Brancos, cujos trabalhos são amplamente reconhecidos“, diz outro trecho do documento.

Deixe um comentário