Governo reconhece estado de emergência em 184 municípios

O Ministério da Integração Nacional publicou no Diário Oficial da União dessa terça-feira (19) uma lista com 184 municípios em estado de emergência. As cidades estão divididas em sete estados: Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraíba e Piauí.

A Paraíba concentra o maior número de cidades em estado de emergência, em consequência da estiagem e da seca. Esse também foi o motivo que levou aos prefeitos de Itapicuru (BA), Ibiaí (MG), Paquetá (PI) e Belém do Piauí (PI) a decretarem emergência.

Os decretos solicitam apoio da União para amenizar os problemas causados pela seca. Por outro lado, Teresina (PI), Limoeiro do Norte (CE) e Rialma (GO) reivindicam ajuda em decorrência das enxurradas. Terra Santa (PA) vive uma crise causada pelas fortes chuvas que alagaram a cidade.

Ajuda federal

O apoio do Governo Federal vem de duas maneiras. Para os municípios atingidos pela chuva, a ajuda vem por meio da distribuição de kits de assistência humanitária e água potável, remoção de famílias, limpeza e recuperação de estradas danificas.

Já para as cidades com estiagem e seca, o abastecimento é feito com carros pipa. O decreto de emergência tem validade de 180 dias.

Deixe um comentário