GRIPE: Vacinas seguem nesta sexta-feira para os estados

foto gripe

O Governo Federal começa a enviar nesta sexta-feira (01), as doses da vacina contra a influenza 2016 que serão entregues aos estados, que por sua vez farão a distribuição aos municípios.

A campanha de vacinação contra a influenza vai começar no dia 30 de abril e irá até 20 de maio. Até o dia 15 de abril, os estados vão receber 25 milhões e 600 mil doses da vacina em três remessas. Haverá ainda outras seis remessas. Cada estado vai definir a própria estratégia de vacinação do público-alvo, de acordo com a necessidade.

O público-alvo da campanha é formado por crianças de seis meses a cinco anos, pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, povos indígenas, gestantes e mulheres que estejam com até 45 dias após o parto, presos e funcionários do sistema prisional.

O Ministério da Saúde lembra que além da vacinação, não apenas o público-alvo, mas a população em geral deve adotar medidas de prevenção para evitar a gripe. São medidas simples como lavar sempre as mãos, evitar locais com aglomeração de pessoas, limpar as mãos com álcool gel e até mesmo utilizar máscara de proteção, se achar necessário.

Aos médicos, o Ministério também lembra que é importante que o tamiflu seja administrado nas primeiras 48 horas do início dos sintomas. A pessoa com suspeita de gripe deve procurar atendimento médico imediatamente. O Ministério da Saúde garante que há estoque suficiente do medicamento.

Com informações da ARB.

Deixe uma resposta