Hackers compartilham falso aplicativo de videochamadas no WhatsApp para espalhar vírus no celular

Fackbook Acquires WhatsApp For $16 Billion

A rede social WhatsApp ainda não realiza videochamadas, mas um grupo de Hackers não identificado promete acesso ao recurso, cuidado! Muita calma nessa hora, pois na verdade trata-se de um golpe para roubar informações de clientes da telefonia móvel. O convite para usar a falsa ferramenta tem sido disseminado por contatos, na forma de uma mensagem com link. Com isso, uma página é aberta para pedir dados pessoais de usuários, como número de telefone.

A façanha revelada nesta semana, mostra que o golpe tem origem no Brasil e foi denunciado pela Kaspersky Lab. Depois de preencher um formulário, quem cai no falso convite é informado, pelo site malicioso, que é necessário convidar dez amigos para a novidade. Essa dinâmica permite ao golpe se espalhar com facilidade e infectar celulares com WhatsApp. Após convidar o número mínimo de contatos, o usuário é direcionado para uma série de ofertas de Apps de origem duvidosa, que podem prejudicar a segurança do smartphone.

De acordo com a Kaspersky Lab, os tipos de aplicativos e conteúdo das mensagens que disparam o esquema são diferentes entre Android, Windows Phone e iPhone (iOS). Um ponto grave a respeito dessa nova manobra de cibercriminosos é que links de programas legítimos tem sido usado. Com isso, Apps confiáveis são distribuídos de forma suspeita, o que pode iludir os clientes. Outro detalhe perigoso é que ao informar o número do celular no preenchimento do formulário, o usuário dá aos criminosos a possibilidade de inscrevê-lo em serviços de assinatura, que podem causar prejuízos muito maiores.

Deixe uma resposta