Hemope Petrolina precisa de doações de sangue tipo AB+

hemope-doacao

Com uma abrangência de atendimento de sete cidades da região, o hemocentro de Petrolina (PE), o Hemope, está com o estoque, no geral, estável. Porém, os tipos sanguíneos B+, AB+ e todos os de fator negativo, são os que apresentam maior escassez na fundação.

Na recepção do Hemope, algumas pessoas aguardavam para realizar doações, outras, esperavam para que outros doassem para amigos ou familiares. Como é o caso de Claudiane, mãe de um pequeno recém-nascido internado no Hospital Dom Malan. 

O bebê dela aguarda para realizar uma cirurgia, porém, com o número de plaquetas baixas, precisa de bolsas de sangue B+. Ela conta que ontem não havia nenhuma bolsa de sangue deste tipo, mas que hoje (27) já havia uma disponível para o seu filho. Quantidade essa que mal dá para hoje.

Casos como o da criança dela há aos montes no HDM. E não só lá… O Hemope Petrolina abastece os hospitais de mais seis cidades. São elas Lagoa Grande, Dormentes, Afrânio, Santa Maria da Boa Vista, Orocó e Cabrobó. Só para o Hospital Universitário da Univasf (HU), saem em média do hemocentro 60 bolsas de sangue por dia.

Na unidade, as pessoas também podem se cadastrar no banco de doadores de medula óssea. Em Pernambuco, até agosto deste ano, 51 pessoas estavam cadastradas a espera de doadores compatíveis.

O Hemope Petrolina tem capacidade de receber até 70 doações diárias. O hemocentro atende de segunda à sexta, entre às 07h30 e 11h30 da manhã, respeitando o limite de doadores por dia. O Hemope está localizado na rua Pacífico da Luz, s/n, Centro de Petrolina.

 

 

Deixe uma resposta