Hoje é dia de acender fogueira e especialistas alertam sobre o risco de queimaduras nesse período

(Foto: Ilustração)

Nessa época, é comum as pessoas acenderem fogueiras e comemorarem o São João com queima de fogos. Por isso, é preciso estar bastante atento, principalmente com relação às crianças. Para ajudar com os cuidados, a Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada e o Hospital Dom Malan, ambos geridos pelo IMIP em Petrolina, trazem algumas dicas simples, mas que podem fazer toda a diferença.

Soltar balão, além de muito perigoso, é crime!

No Brasil, soltar balão é considerado crime ambiental, punível com pena de até três anos e pagamento de multa. A prática pode resultar em acidentes graves, como incêndios de grande proporção. Por isso, não solte balão!

Cuidado com as comidas e bebidas quentes

Do momento do preparo até a hora de servir: cuidado com alimentos e bebidas quentes. Não permita que as crianças brinquem na cozinha e deixe sempre os cabos das panelas virados para dentro do fogão. Se possível, não use toalhas compridas onde os alimentos serão servidos. Crianças muito curiosas poderão se apoiar no tecido para ver o que tem na mesa.

Atenção com as fogueiras

Nunca deixar as crianças chegarem perto da fogueira desacompanhadas. Deixe materiais inflamáveis, como álcool, fósforo e bombinhas longe do alcance dos pequenos e do fogo.

Não deixe as crianças soltarem fogos de artifício

Não permita que as crianças fiquem próximas à área onde acontecerá a queima de fogos. Esse material é muito perigoso e deve ser manipulado apenas por adultos ou profissionais.

Oriente as crianças a terem cuidado com bombinhas e estalinhos

Ensine as crianças como elas podem brincar de forma segura, evitando estourar bombinhas e estalinhos perto de outras pessoas ou de objetos que possam quebrar e soltar estilhaços, como garrafas de vidro e latas de refrigerante. Esses objetos não devem ser carregados no bolso pelo risco de explosão.

Deixe uma resposta