Hospitais de Teresina estão a beira do colapso

Pelo menos três hospitais da capital do Piauí estão com 100% de ocupação dos leitos de UTI para tratamento da Covid-19. A informação é do presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Albuquerque. Preocupado, o médico alertou que a situação pode se estender para outras unidades de saúde.

Segundo ele o Hospital de Urgência de Teresina tem 18 leitos de UTI Covid e estão todos ocupados. O Hospital Monte Castelo tem 20 leitos de UTI Covid e 17 deles estão ocupados. O Hospital Getúlio Vargas com seus 15 leitos, todos estão ocupados e  o Hospital Natan Portela que tem 27 leitos também estão todos ocupados. “A situação do serviço público de leitos de UTI já está se exaurindo e está chegando ao seu limite. A população precisa ajudar”, alerta Gilberto Albuquerque.

A ocupação dos leitos no Hospital Universitário (HU) também é preocupante. De acordo com a última atualização do painel epidemiológico da Secretaria de Saúde do Piauí, dos 20 leitos da unidade, 19 já estão sendo utilizados. Ao todo, a taxa de ocupação dos leitos já representa 95% das internações.

Em todo o estado do Piauí, dos 174 leitos disponíveis, 126 já estão sendo utilizados por pacientes com sintomas de Covid-19. Isso representa uma ocupação equivalente a 72,4% de ocupação dos leitos. Mediante o quadro preocupante de ocupação de leitos, o presidente da Fundação Municipal de Saúde pede a população que mantenha as medidas de prevenção.

Com o objetivo de evitar o aumento de casos de Covid-19, o governo do Piauí vai publicar um decreto restringindo o horário de funcionamento do comércio, dos bares, restaurantes e shoppings. As novas restrições irão valer a partir da próxima sexta-feira (29) e vão até o dia 21 de fevereiro.

Deixe um comentário