Hospital Dom Malan é selecionado para participar de projeto do Ministério da Saúde

(Foto: Arquivo)

A semana começou com mais uma excelente notícia para o Hospital Dom Malan: a unidade materno-infantil foi selecionada para integrar o projeto “Saúde em Nossas Mãos: Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil”.

A iniciativa é do Ministério da Saúde e tem como objetivo reduzir as Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), visando assim, melhorar a segurança do paciente.

Para aprimorar as práticas seguras, o hospital será acompanhado durante os próximos 24 meses e a equipe terá todo o suporte educativo de profissionais dos hospitais do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS) e pelo próprio Ministério da Saúde. Ambos serão responsáveis pela condução das sessões virtuais de treinamento, assim como pelo suporte contínuo e visitas.
De acordo com a enfermeira gerente da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), Tâmara Barreto, o start inicial foi dado ontem (31/08) e as atividades já começam de imediato.

“O nosso objetivo é trazer melhorias para o HDM, através da implementação de novas políticas e formas de acompanhar as IRAS, por exemplo. A expectativa é muito grande e o projeto bastante interessante”, ressalta. Estarão envolvidos diretamente com o projeto a CCIH, Gerência de Risco e UTI Pediátrica.

Contextualização

Segundo a OMS, as infecções hospitalares afetam 14 em cada 100 pacientes admitidos nos hospitais. De cada 100 pacientes hospitalizados em um determinado momento, 10 pacientes ficam expostos a infecções associadas a cuidados de saúde nos países em desenvolvimento. No Brasil, o cenário da ocorrência de eventos adversos não é diferente.

Nesse contexto, o Projeto Saúde em Nossas Mãos surge com o objetivo de melhorar a segurança dos pacientes com a implementação de práticas das diretrizes de prevenção de infecções relacionadas à ventilação mecânica, uso de cateteres e de sondas vesicais em UTIs dos serviços de saúde selecionados no país.

Além do Dom Malan, fazem parte da iniciativa grandes centros assistenciais do Brasil como Hospital Moinhos de Vento, Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Hospital do Coração, Hospital Israelita Albert Einstein e Hospital Sírio Libanês.

Deixe um comentário