Hospital Universitário de Petrolina vai ganhar novos leitos para o enfrentamento à Covid-19

(Foto: Ascom/UNIVASF)

A ampliação da rede de atendimento disponibilizada pelo Hospital Universitário (HU) e pela Policlínica da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) para pacientes com o novo coronavírus foi discutida pelo reitor pro tempore da Univasf, Paulo César Fagundes Neves, em uma reunião realizada nesta quarta-feira (6) entre o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho; o secretário Executivo de Regulação em Saúde de Pernambuco, Giliate Coelho Neto, que participou via web conferência e outros representantes da prefeitura de Petrolina e do Hospital Universitário. O encontro aconteceu durante a manhã, no Gabinete da Reitoria, no Campus Sede da Univasf, em Petrolina (PE).

No início da manhã, a comitiva fez uma visita ao HU-Univasf e à Policlínica para conhecer a infraestrutura já existente e as possibilidades de ampliação. A Policlínica, no momento, conta com 8 leitos de UTI destinados a pacientes da Covid-19, que serão ampliados para 12.

Para melhorar a infraestrutura de atendimento aos pacientes já nesta fase 2 da pandemia, foi estabelecida uma parceria com a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco para a construção de um hospital de campanha, com 100 leitos para cuidados intermediários, a ser erguido com recursos do governo estadual, na área situada no estacionamento do Hospital Universitário.

Além disso, o HU-Univasf e a Policlínica receberão do governo estadual 20 respiradores, que irão reforçar outros 40 respiradores já existentes, 20 em cada uma das duas unidades.

De acordo com o presidente da Comissão Responsável pela Elaboração, Acompanhamento e Monitoramento de Ações de Prevenção do Coronavírus da Univasf, Anderson Armstrong, o HU está se preparando para receber 18 leitos, o que irá totalizar 30 leitos para Covid-19 disponíveis no hospital e na Policlínica. Ele informou que serão mantidos os leitos de UTI já existentes no HU para atendimentos de outras enfermidades, que somam atualmente 10 e poderão se tornar 12 leitos, posteriormente.

Deixe um comentário