Hospital Universitário intensifica ações voltadas para a Saúde Mental no mês de janeiro

(Foto: Ascom)

Uma pesquisa coordenada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz/Ministério da Saúde),  aponta que 47,3% dos trabalhadores de serviços essenciais durante a pandemia de Covid-19, no Brasil e na Espanha, foram afetados com sintomas de ansiedade e depressão. Além disso, 42,9% sofreram mudanças nos hábitos de sono.

Com foco na prevenção destes sintomas, o Hospital Universitário da Univasf (HU-Univasf) está apoiando, por mais um ano, o Janeiro Branco, mês voltado para a conscientização de questões e necessidades relacionadas à Saúde Mental e Emocional. Conteúdos educativos serão produzidos e divulgados durante todo o mês, com apoio da Divisão de Gestão de Pessoas e equipe de profissionais de Psicologia e Psiquiatria do hospital.

A ‘Cartilha do Autocuidado’, por exemplo, ajudará a comunidade hospitalar com estratégias rápidas, como: respiração diafragmática, relaxamento por imaginação e alguns passos de como lidar com ansiedade em tempos de Covid. No material também estão presentes os ‘Pixels das Emoções’, painel que representa visualmente o estado emocional diário através de cores que simbolizam sentimentos, desta vez em versão individual para evitar o contágio do novo coronavírus.

“Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças mentais tiveram um aumento considerável nos últimos anos, e esse resultado é motivo de grande preocupação entre os profissionais da saúde, principalmente, neste momento que estamos passando, o cuidado com a saúde mental é de extrema necessidade e importância”, ressalta a psicóloga organizacional Rúbia Salete Castro, membro da Equipe de Desenvolvimento de Pessoas da DivGP.

Para conhecer a Cartilha do Autocuidado e aproveitar as estratégias de prevenção do estresse e ansiedade, clique aqui. Outros conteúdos sobre o Janeiro Branco serão disponibilizados nas mídias sociais do HU-Univasf: @huunivasf (Instagram) e facebook.com/huunivasf (Facebook).

Deixe um comentário