Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

I Jornada de Cuidados Paliativos do Vale do São Francisco é sucesso de público e crítica

O evento foi realizado na sexta-feira (25) e sábado (26). (Foto: ASCOM)

A I Jornada de Cuidados Paliativos do Vale do São Francisco foi um sucesso. Mais de 130 profissionais lotaram o Auditório da Unimed Vale do São Francisco, centro de Petrolina, para acompanhar palestras e estudos de casos sobre o tratamento de doenças graves. O evento foi realizado na sexta-feira (25) e sábado (26).

Para o geriatra e coordenador do Programa de Cuidados Paliativos da Unimed Vale do São Francisco, Fabrício Cagliari, a dinâmica do tratamento é uma só: dar qualidade de vida a quem está acometido por uma doença terminal. Ele comemora o sucesso de público e revela já estar planejando a segunda edição da Jornada.

“O evento foi extremamente positivo. Os convidados fizeram palestras brilhantes, bem diversificadas. O público foi participativo e houve uma troca de experiência bem bacana. Já estamos planejando um segundo evento”, registra Cagliari.

O também geriatra e especialista em cuidados paliativos, Douglas Crispim, que ministrou três palestras, também partilha da mesma opinião. Para ele, o que chamou a atenção foi o interesse da Unimed Vale do São Francisco em realizar a Jornada.

“O evento foi maravilhoso e as pessoas estavam muito interessadas. O que chamou a atenção foi o interesse da operadora, porque agora a demanda do cuidado paliativo é uma questão gerencial. Estamos vivendo uma emergência de saúde pública e privada e existe uma urgência grande de investimentos nessa área, para reduzir o sofrimento das pessoas”, comenta.

Outro palestrante, Daniel Azevedo, que também é geriatra, reconhece o alto nível do debate promovido pela Unimed Vale do São Francisco. Ele considera a temática dos cuidados paliativos como uma demanda urgente.

“Fiquei encantado ao perceber os esforços da Unimed, em promover um evento de alto nível científico com congregação de saberes e pessoas de outras regiões do país. A temática do cuidado paliativo é uma demanda urgente da saúde pública. Não há como fazer um tratamento desse tipo sem a gente cogitar que precisa considerar aspectos técnicos e humanitários, isso exige um trabalho em equipe”, ressalta.

A I Jornada de Cuidados Paliativos do Vale do São Francisco é uma realização da Unimed Vale do São Francisco, juntamente com o Sistema Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado de Pernambuco (Sescoop-PE) e Sistema da Organização das Cooperativas Brasileiras em Pernambuco (OCB-PE). Teve o apoio acadêmico da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) e Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP).

Deixe uma resposta