Idoso de 81 anos realiza sonho de se formar em contabilidade na Facape

Aos 81 anos, seu Manoelito de Campos Rodrigues é o aluno mais velho da Faculdade de Petrolina – Facape. Ele está concluindo a graduação em Ciências Contábeis, área que já atua há mais de 50 anos. O desejo de qualificar-se foi a grande motivação para sua entrada na universidade. O Censo de Educação Superior realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) aponta que o número de idosos matriculados em cursos de ensino superior aumentou 46,3% entre os anos de 2013 e 2017.

Natural de Sento Sé/BA , veio para Juazeiro/BA aos 14 anos para estudar e na mesma cidade concluiu o ensino médio, casou e formou família. Bacharel em educação religiosa e com outras experiências universitárias, seu Manoelito considera-se um sonhador. “Sempre sonhei com isso e nunca é tarde pra buscar ser feliz. O maior aprendizado é entender que tudo podemos fazer e ser. A minha história é longa, tenho 81 anos bem vividos e estou aqui para viver mais, com fé em Deus,” relatou.


Para Agnaldo Batista, Coordenador do curso de Ciências Contábeis da Facape, é muito importante a presença de alunos da terceira idade na universidade como uma rica partilha de conhecimentos entre os alunos e professores. “Sempre foi muito importante trocar experiências. Os pais repassam aos filhos suas experiências, os mais velhos contam histórias de vida e assim vai. É isso que fazemos em qualquer escola ou universidade. Professores contam experiências, dizem como é o caminho, a sensação de chegar lá e as vantagens de ter caminhado e vencido,” ressaltou.
Sempre determinado a aprender, Seu Manoelito facilmente se adaptou aos colegas de turma e aos professores e sua determinação ficou registrada como inspiração na faculdade. “Como aluno é aquele que pacientemente busca aprender. Tem muita humildade para reconhecer as limitações de alguém de 81 anos. Mas o importante é ressaltar as conquistas, cada disciplina, cada conteúdo que lhe é ensinado ele comemora. O brilho dos olhos dele demonstra bem essa vontade de aprender muito mais. Por isso, podemos resumir o nosso Manoelito como um grande exemplo. Exemplo de capacidade, de experiência e de obstinação,” declarou Agnaldo.
Seu Manoelito deverá concluir a graduação em Ciências Contábeis daqui a um ano e meio.

Deixe um comentário