Igreja Católica comemora dia dos Santos Reis no próximo domingo, em Petrolina

(Foto: Internet)

A Igreja Católica de Petrolina (PE) vai celebrar, no próximo domingo (8), o dia dos Santos Reis, que é comemorado no dia 6 de janeiro. A Igreja da cidade não vai contar com uma programação específica, contudo, cada paróquia celebrará uma missa em comemoração aos Santos Reis.

Padre Manoel, um dos párocos da cidade falou sobre as comemorações em Petrolina. “Dentro da liturgia, a Epifânia do Senhor [dia dos Santos Reis], vai ser celebrado no domingo, nas missas dominicais. Hoje as leituras vão acontecer normalmente. Mas cada paróquia tem a sua própria programação para o domingo”. Ele ainda explicou o porquê das comemorações. “Esse dia celebra a manifestação de Jesus a todas as nações, que foram simbolizadas pelos três reis magos”.

Festa de Reis

Celebrada pelos católicos, a Epifania do Senhor é a manifestação de Deus Menino aos três Reis Magos. Guiados por uma estrela, Gaspar, Melchior e Baltasar levaram a Jesus recém-nascido ouro, incenso e mirra, que representam as três dimensões de Cristo: a realeza, a divindade e a humanidade (o óleo da mirra servia para embalsamar os mortos). Tais presentes simbolizam, ainda, o futuro da missão de Jesus.

A intenção dos evangelistas ao mostrar os magos vindos do Oriente foi ensinar  que o Cristo veio não apenas para o povo de Israel, mas para todos os povos e nações do mundo. A festa popular foi trazida ao Brasil pelos colonizadores portugueses e até os dias atuais é tradição em regiões como o Nordeste, São Paulo e Minas Gerais.

Deixe uma resposta