II Festival do Doce de Leite do distrito de Juremal acontecerá este mês

juremal-doce-de-leite

O ‘Festival do Doce de Leite’ tem o objetivo de diversificar e divulgar os produtos fabricados a partir do leite e capacitar os produtores./ foto: Ascom

Será realizado entre os dias, 16 e 18 de setembro,  o II Festival do Doce de Leite de Juremal, em Juazeiro, Norte da Bahia. O evento ocorrerá na Praça Manuel Gonçalves Neto, na sede do distrito. O festival terá como tema: “Estou de volta para minha Jurema”, e contará com o segundo encontro dos filhos de Juremal, momento em que os conterrâneos do distrito estarão se confraternizando e homenageando a localidade.

O doce fabricado de forma artesanal, produzido a cerca de um século, passado de geração a geração, constitui uma fonte de renda para o sustento de várias famílias – fomentando a produção de leite em pequenas propriedades. O produto (leite) é a principal matéria prima para a produção dos doces, no qual agrega valor, aumenta a renda e melhora a qualidade de vida das doceiras e dos produtores.

O ‘Festival do Doce de Leite’ tem o objetivo de diversificar e divulgar os produtos fabricados a partir do leite (cabra e vaca), proporcionar aos produtores de Juremal e dos demais distritos de Juazeiro, oportunidades de capacitação, negociação e divulgação de suas iguarias e conquistar novos consumidores. O evento irá disponibilizar ferramentas essenciais para a expansão comercial dos produtos, buscando a consolidação da atividade como alternativa viável de geração de emprego e renda.

“Esse ano temos uma grande novidade, o doce sem açúcar que atenderá aos consumidores que não podem ingerir glicose. O evento também terá a participação das comunidades de Curral Novo e Jacaré (Massaroca) que estarão apresentando o doce de umbu e da comunidade de Lajinha (Carnaíba) com seus famosos sequilhos. Na ocasião a COAFJUR em parceria com o CESOL também estarão comercializando queijos finos de leite de cabra”, informou José Wilson Chaves (Chaveco), coordenador do evento.

O evento conta com a parceria da ADAB, SEBRAE, IRPAA, STRJ, Banco do Nordeste, CESOL, UNEB, Polícia Militar da Bahia, CONTESF, Câmara Municipal de Juazeiro, Rádio Juazeiro, Governo Federal, ADAC, COOAFJUR, ACAC e UNIVASF.

Homenagem

Durante a realização do II Festival do Doce de Leite três filhos de Juremal serão homenageados: o comerciante João Ferreira de Souza, mais conhecido como o Senhor Neném da Maroca; o vendedor de doces, Givaldo Felix de Araújo (Chiada) e a vendedora de doces Maria Ribeiro da Silva (Mariinha).

Confira a programação:

16/09/2016 – Sexta-feira

17h – Desfile Cívico – Colégio Municipal Raimundo da Cunha Leite

18h – Abertura Oficial do II Festival do Doce de Leite;

19h – Apresentação cultural;

20h30 – Coquetel;

18h às 22h– Show Musical com SKEMA 2.

17/09/2016 – Sábado

08h às 20h – Exposição e comercialização dos produtos da culinária local;

15h – Homenagem ao Sr. Givaldo Felix de Araújo (Chiada) e Sra. Maria Ribeiro da Silva (Mariinha);

16h – Homenagem com descerramento de placa a João Ferreira de Souza (Neném da Maroca), dando o seu nome à Avenida do Mercado;

16h – Degustação de doces e outras iguarias, com direito a rapa do tacho e pão de Cesário;

16h30 – Confraternização dos Filhos de Juremal, com o cântico do Hino do Distrito (Cidinho da Jurema);

17h – Show Musical;

21h às 01h – Show musical com BANDA MIRAGE.

16/09/2016 – Domingo

08h às 12h – Exposição e comercialização dos produtos da culinária local;

13h – Show Musical;

16h às 20h – Show musical com EDINHO E BANDA.

 

Deixe uma resposta