Indicadores de qualidade da educação de Petrolina são apresentados em reunião com gestores

(Foto: ASCOM)

A Secretaria Municipal de Educação de Petrolina (Seduc) desenvolve, atualmente, um trabalho de análise constante do nível de aprendizagem dos estudantes da Rede para verificar as práticas de gestão e demais ações conduzidas em torno dos processos de ensino aprendizagem. Os resultados deste primeiro momento foram apresentados em encontro com gestores das unidades escolares nesta quarta–feira (27), no auditório da Uninassau.

De acordo com Cristiano Borges, diretor de avaliação de aprendizagem e dados estatísticos, o objetivo dessa análise é possibilitar intervenções que visem à melhoria dos resultados de desempenho das escolas.

“De posse dos dados podemos cumprir a missão da Seduc que é a de garantir o direito à educação de qualidade, com foco na aprendizagem em rede, promovendo equidade social, com foco na sua visão de tornar Petrolina referência nacional em Educação municipal pública”, comentou.

Para atingir os objetivos, foram determinados indicadores de qualidade, que são aspectos pontuais e fundamentais a serem analisados no sentido de atribuir valor estatístico à qualidade do ensino ofertado. “Eles são úteis principalmente para o monitoramento dos dados, contribuindo para a criação de políticas públicas voltadas para a melhoria da qualidade da educação e dos serviços oferecidos à sociedade pela escola”, explicou Cristiano.

No encontro, foi entregue aos gestores uma planilha de acompanhamento de dados que é um instrumento de coleta de informações que serve para monitorar o alcance das metas estabelecidas. “A partir desses mecanismos de monitoramento dos indicadores de qualidade, é possível a Seduc e Unidades Escolares, traçarem um diagnóstico que fornece subsídios para tomada de decisões destinadas a melhoria de sistema de ensino de nosso município e consequentemente, melhoria da aprendizagem dos alunos”, frisa Maéve Melo, secretária de Educação do Município.

Presente na reunião, que fez parte da agenda de comemoração do aniversário de 122 anos de Petrolina, o prefeito Miguel Coelho assegurou a continuidade dos investimentos na melhoria da educação pública. “O monitoramento das atividades é essencial para sabermos onde precisamos melhorar e reconhecer quem já tem obtido resultados importantes para servirem como exemplo. Vamos aprimorar esses procedimentos e ampliar as ações para a melhoria da qualidade de ensino em nossa rede. É um compromisso meu e de toda a Secretaria de Educação avançar em todos os indicadores no ensino público”, garantiu Miguel.

Deixe uma resposta