Inscrição para I Simpósio do Bioma Caatinga da Embrapa é realizada até esta segunda

caatinga

O Semiárido brasileiro tem a maior parte de seu território ocupado por uma vegetação chamada Caatinga./ Foto: arquivo

Com a preocupação de preservar e discutir a sustentabilidade é que será realizado dos dias 07 a 09 de junho,no auditório da Embrapa, a primeira edição do Simpósio do Bioma Caatinga reunirá segmentos das áreas pública e privada em um fórum de debates em busca de soluções para desafios ambientais.

A inscrição pode ser feita até hoje (06), no link do evento. A taxa é de R$ 70 para profissionais e R$ 50 para estudantes.

O Semiárido brasileiro tem a maior parte de seu território ocupado por uma vegetação xerófila denominada Caatinga. Este bioma ocupa 11% do território nacional e 70% do Nordeste e abriga 60% da população nordestina.

Além de extremamente importante do ponto de vista biológico, suas espécies apresentam características adaptadas ao estresse hídrico e às altas temperaturas. São, portanto, recurso natural importante para o desenvolvimento da região.

A exploração inadequada tem acarretado a diminuição da área onde o Bioma pode ser encontrado em sua forma nativa e, em alguns casos, provocou o desaparecimento de algumas espécies. Assim, já se observam perdas irrecuperáveis da diversidade da flora e da fauna, a aceleração do processo de erosão e o declínio da fertilidade do solo e da qualidade da água pela sedimentação.

Nos três dias de realização, se buscará promover a interação dos diferentes atores, ampliando as perspectivas de intercambio de pesquisas e formação de redes, bem como discutir estratégias e propor subsídios às políticas públicas direcionadas à sustentabilidade do Bioma.

 

Deixe uma resposta