Inscrições no Enem já estão disponíveis

enem-2016

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começaram na manhã desta segunda-feira (09). Desde as 10h a página da inscrição está disponível. Para ingressar em universidades públicas do país é necessário participar do exame, cujas provas serão dias 5 e 6 de novembro.

O processo de inscrição é rápido. Para ter acesso à página é preciso primeiro informar o CPF. Depois o estudante deve preencher o formulário com seus dados pessoais (nome, endereço, data e local de nascimento, entre outros). O Inep, órgão do MEC responsável pela avaliação, pergunta também se o candidato quer fazer a prova de língua estrangeira em espanhol ou inglês.

É necessário ainda informar qual a cidade que pretende responder aos testes. Em Pernambuco haverá aplicação das provas em 77 municípios e no arquipélago de Fernando de Noronha. Segundo o Inep, o participante poderá alterar a cidade de realização das provas e a opção de língua estrangeira durante o período de inscrição, ou seja, até 23h59min do dia 20 de maio.

Antes de concluir a inscrição o estudante responde ainda um questionário. Nele há perguntas sobre a família, o trabalho e os estudos do candidato.

Alunos de escolas públicas que estejam no último ano do ensino médio fazem o Enem sem pagar nada. Quem declarar carência também terá direito à gratuidade. Os demais deverão pagar uma taxa de R$ 68, que deve ser quitada em qualquer agência bancária, casa lotérica ou Correios.

Com informações de JC Online

Deixe uma resposta