Inscrições para programa ‘Chapéu de Palha’ podem ser feitas até amanhã (23)

(Foto; Divulgação/Ascom)

Trabalhadores rurais assalariados de Belém do São Francisco, Cabrobó, Lagoa Grande, Petrolina, Petrolândia, Orocó e Santa Maria da Boa Vista, têm até esta sexta-feira (23), para efetuar o cadastramento no programa ‘Chapéu de Palha’.

O benefício, fornecido pelo Governo de Pernambuco, contempla trabalhadores rurais da fruticultura irrigada, auxiliares de câmara fria e de casa de embalagem, embaladores ou tratoristas. Para fazer o cadastro é necessário ter mais de 18 anos e ter trabalhado por no mínimo 30 dias no período de safra, em 2017.

Na visão do Sindicato dos Trabalhadores Assalariados Rurais de Petrolina (STTAR), as exigências na documentação atrapalharam o início do cadastramento deste ano. Em entrevista ao programa Super Manhã, na Rádio Jornal dessa quinta-feira (22), a presidente do STTAR, Leninha falou mais sobre o cadastramento.

Para a gente foi surpresa na segunda-feira ter que receber mais de 300 trabalhadores, onde a gente não teria sido avisado que o Sindicato que precisava emitir a declaração para aqueles trabalhadores que moravam de aluguel e não tinha comprovante de residência, mas nós nos organizamos e atendemos todo o pessoal” ressaltou Leninha.

Presidente questiona falta de informações

Para Leninha, o principal problema no cadastramento desse ano foi a falta de informação entre o Governo de Pernambuco e o STTAR. A diretora afirmou que a coordenação do Chapéu de Palha não antecipou as mudanças, que foram feitas para coibir fraudes.

“Eu acredito que tenha sido, porque a organização do Chapéu de Palha começou durante o período eleitoral do Sindicato. Convoquei Juarez, coordenador do programa e ele me explicou que ano passado, os trabalhadores que não informaram o endereço não conseguiram fazer o saque e também, porque o número de fraudes foi muito alta e não vai ser diferente” continuou, Leninha.

Atendimento

Os trabalhadores rurais que ainda não fizeram o cadastro podem fazê-lo até amanhã, em vários pontos da cidade. “O Sindicato montou uma estrutura para atender todos, colocamos funcionários no Centro de Convenção, para que o trabalhador não precise se deslocar até o Sindicato e também colocamos em locais como a Tapera e ainda atendemos na sede do sindicato” explica a diretora.

Leninha também aproveitou o momento para esclarecer as dúvidas dos trabalhadores. A declaração emitida pelo STTAR é apenas para quem não possuiu comprovante de endereço no seu nome. O funcionamento do Sindicato até amanhã será das 7h às 17h e no Centro de Convenções, a equipe atenderá das 8h às 17h. A diretora acredita que mais de 15 mil trabalhadores sejam cadastrados.

Valores do benefício

Durante o cadastro o trabalhador rural deve apresentar RG, CPF e comprovante de residência. As bolsas do ‘Chapéu de Palha’ neste ano tiveram um reajuste. Até o ano passado, os beneficiários recebiam R$ 232,50 e passarão a receber R$ 247,00.

Deixe um comentário