Internado na UPA 24h, homem em situação de rua  reencontra familiares de Feira de Santana

Seria mais um dia normal de atendimento na Unidade de Pronto Atendimento de Petrolina (UPA 24h), se não fosse pelo reencontro de Irineu Ferreira Moreira com sua irmã e cunhado nesta segunda-feira (10). Mas, vamos voltar um pouco no tempo porque essa história começa lá em dezembro de 2021.

No dia 29.12, Irineu foi socorrido pelo SAMU, em via pública, após ligação de populares que perceberam que ele estava passando mal. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência prestou a primeira assistência e o conduziu para a UPA, onde o mesmo deu entrada na Sala Vermelha, sendo de imediato entubado.

Passado alguns dias, como esperado, Irineu apresentou melhora. Teve alta da Sala Vermelha e deu entrada na Sala Amarela. Neste momento, o serviço social da UPA conseguiu realizar a primeira escuta social, devido à melhora considerável do seu estado de saúde.

“Faz parte do nosso protocolo esse tipo de abordagem com toda pessoa em situação de rua que chega à nossa Unidade. De cara já identificamos um cadastro do paciente e tentamos fazer o primeiro contato com a família, mas sem sucesso”, relata a supervisora do Serviço Social, Nazaré Cunha.

Em seguida, o próprio Irineu passou outro número para as assistentes sociais. “Após os trâmites oficiais, fizemos uma videochamada para fortalecer os laços com os familiares e continuamos com a abordagem para tentar solucionar o caso. Orientamos a irmã, inclusive, a procurar a prefeitura de Feira de Santana para tentar ajuda, através dos programas sociais”, complementa.

Depois de muita conversa, conseguimos a garantia da família de que viriam buscá-lo após a alta. Promessa feita e cumprida. Hoje, após 13 dias, a história de Irineu teve um desfecho feliz. “Ele estava tão ansioso pela chegada dos parentes que nem fez questão de esconder o sorriso e as lágrimas no reencontro. Foi realmente um momento de muita emoção. Ele até pediu para tirarmos foto”, ressalta Nazaré.

Irineu saiu de Feira de Santana em busca do sonho de um emprego quando veio para Petrolina. Muitos percalços ocorreram e o jovem homem acabou em situação de rua.  Mas, o que parecia uma história perdida com a gravidade recente do estado de saúde, mostrou que tudo pode ser transformado e ressignificado.

“Irineu não conseguiu o emprego que tanto almejou ao vir para o Vale do São Francisco, mas ganhou de volta o amor da sua família e a oportunidade de um recomeço. É a vida nos mostrando que os planos podem ser mudados, às vezes para melhor”, comemora a profissional.

“Histórias como essa nos orgulham, pois mostram que acima de pacientes temos pessoas, e que do outro lado temos uma equipe pronta para fazer o seu melhor e fazer aquele ‘a mais’, que faz toda a diferença. Com certeza ele estava precisando desse olhar. Eu nunca esperei menos dos meus”, celebra a coordenadora geral, Grazziela Franklin.

Deixe um comentário