IPEM inicia fiscalização a postos de combustíveis de Petrolina

Até o final do ano órgão observará possíveis danos ao consumidor nos postos de Petrolina (Foto: Reprodução/WhatsApp)

Os postos de combustível de Petrolina estão recebendo visitas dos fiscais do Instituto de Pesos e Medidas (IPEM), que em maio deu início às fiscalizações rotineiras. Essa atividade seguirá até o final do ano, sempre observando se há irregularidades e danos ao consumidor.

A gente olha a entrega da quantidade do combustível, a cada 20 litros de combustível tem uma tolerância de 100 ml a favor do consumidor e 60 ml, se for em prejuízo do consumidor. Passando disso o proprietário é notificado para realizar o conserto do instrumento”, explicou a gerente regional do IPEM em Petrolina, Susan Turuda.

Fiscalizações

Além do combustível, o IPEM também observa os itens de segurança dos postos, vazamentos na bomba e a chamada “medida de volume”, objeto no qual o consumidor poderá solicitar o teste do combustível. “Se estiver prejudicando muito o consumidor, o instrumento é interditado. É dado um prazo de 10 dias e fazendo o conserto, a fiscalização volta lá e verifica se está tudo ok”, ressalta Turuda.

Irregularidades 

Em um mês de fiscalização o IPEM já encontrou irregularidades e puniu os proprietários. “Alguns postos encontramos alguns problemas, tivemos que interditar uma bomba e a fiscalização voltará. Há bombas que são a favor do consumidor, entregando mais de 100 ml e nesse caso o proprietário não é autuado“, destaca.

Aplicação de multas

A punição ao dono do posto de combustível não se restringe apenas à interdição da bomba. Em casos mais graves o IPEM instaura um processo administrativo, o qual poderá resultar na aplicação de multas. “As multas no INMETRO variam no valor de R$ 100 a R$ 1,5 milhão. A depender do caso, da reincidência, varia entre esse valor. Já encontramos, o proprietário foi autuado e notificado para fazer a correção”, afirma a gerente regional.

Caso o consumidor se sinta lesado poderá denunciar, de forma anônima, o posto de combustível através do número (87) 3861-6629. O IPEM funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 14h.

Deixe uma resposta