IRPAA e UNEB promovem capacitação para Promoção das Viabilidades do Semiárido

(Imagem: Divulgação/IRPAA)

Em parceria com a Universidade do Estado da Bahia (UNEB), o Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA) vai realizar a VIII Capacitação para Promoção de Viabilidades do Semiárido. O evento acontecerá de 09 a 11 de novembro, no Centro de Formação Dom José Rodrigues, em Juazeiro (BA).

 

Voltado para estudantes de Cursos de Comunicação Social, profissionais da imprensa e comunicadores/as populares, o Curso tem como objetivo discutir a comunicação para a Convivência com o Semiárido, com o público alvo, apontando o que é a proposta da Convivência, o que é a região Semiárida, tecnologias sociais, modos de produção, entre outros aspectos, além de debater sobre o papel da comunicação dentro da proposta.

A programação conta com a colaboração de diversos profissionais da área, que integram a equipe do IRPAA, desde zootecnistas, agrônomos (as), técnicos (as) agrícolas, educadores, jornalistas, dentre outros. Consta ainda a apresentação do Projeto de Pesquisa da Uneb, Jornalismo Contextualizado com o Semiárido Brasileiro. Atividades práticas de produção jornalística, como textos, vídeos e programa de rádio também farão parte da formação dos/as participantes.

Para Karine Pereira, Coordenadora do Eixo Comunicação do IRPAA, a capacitação visa fortalecer as relações entre a comunicação social e os estudos voltados para o Semiárido, “a expectativa do curso é que a gente consiga dialogar com os futuros profissionais de comunicação a necessidade de comunicarmos a verdadeira imagem do Semiárido Brasileiro, viável economicamente e socialmente”, disse Karine.

De acordo com a professora e pesquisadora da área do Jornalismo Contextualizado com o Semiárido, Fabíola Moura, a parceria com o IRPAA para a realização do evento é importante, visto que contribui para o avanço nas pesquisas referentes à promoção de um semiárido visualizado de forma real. “Essa já é a oitava edição do curso que nasceu da necessidade de refletirmos mais sobre a produção de um jornalismo mais próximo da realidade do Semiárido”, falou Fabíola.

Para participar da capacitação, os interessados podem realizar a inscrição até a próxima terça-feira (06), diretamente com o monitor da WebTv Uneb Juazeiro ou no Centro Acadêmico de Comunicação Social da Uneb (Cacos), no Departamento de Ciência Humanas, no Bairro São Geraldo, em Juazeiro.

Deixe uma resposta