Josimara destaca números positivos em Dormentes e revela adoção de tratamento precoce contra a covid-19

(Foto: Ascom Josimara Cavalcanti)

A prefeita de Dormentes (PE), Josimara Cavalcanti (PSB) avaliou o trabalho de combate a covid-19 na cidade. Ela foi entrevistada no programa Super Manhã com Waldiney Passos, nesta quarta-feira (19) e ressaltou que os números são positivos por conta das ações preventivas adotadas pela Secretaria de Saúde.

“Hoje nós temos 21 casos ativos, não temos ninguém hoje em leitos de UTI e no nosso leito de intermediário, temos um caso. Já testamos mais de 7 mil pessoas. De acordo com esse resultado, o que foi adotado desde o início deu certo. Nessa guerra, a gente luta com as armas que nós temos em mãos“, afirmou à Rádio Jornal Petrolina.

Tratamento inicial contra a doença

De acordo com a gestora, contribuiu para as ações, o protocolo municipal adotado ainda em 2020. E claro, o empenho dos profissionais da saúde. “Discordo quando falam que não tem tratamento precoce. Eu não sou da Saúde, mas eu quero que me diga qual é a doença que não tem um atendimento precoce. Você tem que iniciar [o tratamento da covid] quando dos primeiros sintomas. É isso que a gente vem fazendo no nosso município”, ressaltou.

Testagem em massa e mapeamento da covid

Além do tratamento inicial – com medicamentos não informados pela gestora – a Secretaria de Saúde focou na testagem em massa para mapear a circulação do vírus. “A gente tem um protocolo, onde a gente testa as pessoas no meio da rua, na feira. Fomos a primeira cidade do São Francisco de testar 30% de todo comércio de Dormentes. A gente faz o cadastro de cada pessoa que é testada, nos comércios e distritos. Por isso a gente sabe como anda a circulação do vírus”, destacou.

Atenção especial aos pacientes

Josimara também comentou sobre as peculiaridades da covid-19. E como, mais uma vez, Dormentes foi pioneira. “Poucos médicos diziam que era uma doença vascular e a gente já usava a medicação, já acompanhava o paciente e se fosse necessário, a gente já entrava com a medicação para evitar um trombose. Já pensou se desde o início todo mundo já pensasse assim?”, questionou.

Dormentes já realizou, até terça-feira (18), 7.445 testes para identificar a covid-19. Desse total, 1.216 foram confirmados, 1.189 estão recuperados e há ainda seis mortes.

Deixe um comentário