Juazeiro: Em nota, PM-BA afirma que policiais não tiveram contato com paciente com Covid-19 que tentou fugir de hospital

(Foto: Ascom)

Por meio de nota, divulgada neste domingo (12), a Polícia Militar da Bahia (PM-BA), através da 73ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), informou que os policiais que atenderam a ocorrência no Hospital Regional em Juazeiro (BA), quando um paciente com Covid-19 tentava fugir da unidade, não tiveram contato físico com o indivíduo.

Segundo a PM-BA, por volta das 10h40 de hoje, os policiais foram informados do caso e se deslocaram até o hospital, já que “o paciente desobedeceu à ordem médica de permanecer em seu leito hospitalar, causando temor no referido estabelecimento”.

LEIA TAMBÉM

Juazeiro: paciente com Covid-19 entra em desespero e polícia é chamada

Ele foi encontrado sentado na porta do elevador, dizendo que iria embora para sua residência. “A pedido do médico responsável, a PM ainda entrou contato com familiares do paciente para acalmá-lo naquela situação”. Após muito diálogo, o paciente decidiu retornar para o leito médico.

Ainda na nota, a PM-BA afirmou que o paciente foi conduzido para o leito com a ajuda dos profissionais de saúde da unidade hospitalar. “Durante o atendimento da ocorrência, os policiais militares usavam luvas e máscaras e adotaram demais as precauções de prevenção, a exemplo do distanciamento, e participaram na segurança externa da situação, sem contato físico com o paciente”.

Confira a nota na íntegra

No dia 12.04.2020, por volta das 10h40min, o CICOM recebeu um chamado via 190, e encaminhou uma guarnição da PM, a pedido do médico do Hospital Regional em Juazeiro (BA), pois havia um homem positivado para Covid-19, e que este estaria desobedecendo à ordem médica de permanecer em seu leito hospitalar, causando temor no referido estabelecimento.

De imediato, guarnições da PM estiveram presentes no referido hospital, encontrando o paciente em questão sentado ao solo em frente à porta do elevador, dizendo que iria embora para sua residência. Diante da situação, a equipe de saúde e o efetivo da PM estabeleceram diálogo com o paciente, no intuito de convencê-lo a atender à recomendação médica de retornar ao seu leito para o suporte necessário de saúde, tendo em vista seu quadro clínico e os riscos para ele e demais ali presentes.

A pedido do médico responsável, a PM ainda entrou contato com familiares do paciente para acalmá-lo naquela situação. Por fim, após muito dialogo, o paciente retornou para ao seu leito em razão da recomendação médica, para dar continuidade ao tratamento de saúde. Registra-se que o paciente retornou acompanhado dos profissionais de saúde e que, durante o atendimento da ocorrência, os policiais militares usavam luvas e máscaras e adotaram demais as precauções de prevenção, a exemplo do distanciamento, e participaram na segurança externa da situação, sem contato físico com o paciente.

Deixe um comentário