Juazeiro encena espetáculos sacros

Santa Ceia

O município de Juazeiro viveu intensamente o período da Semana Santa com as montagens teatrais dos espetáculos sacros em diversas localidades da sede e interior, iniciando dia 20, no Alto da Aliança, em seguida Itamotinga e Malhada da Areia (região de Pinhões) no interior, dias 24 e 25, e encerrando no Bairro Kidé, no dia 26, sábado de Aleluia. Ainda tiveram apresentações nos bairros Dom José Rodrigues e Tabuleiro.

Grupos culturais com projetos aprovados em edital municipal, através da Secretaria de Cultura e Juventude (SECJU) realizaram de maneira competente e surpreendente a tradicional “Via Sacra”, envolvendo mais de 400 pessoas em cada espetáculo, entre atores, atrizes, bailarinos, diretores, produtores e técnicos, além da comunidade religiosa, e de um público, que já chegou a 2 mil espectadores somente nas localidades do interior.

santa ceia 2

Os grupos teatrais (artísticos ou religiosos) mais uma vez se destacaram em suas apresentações ao ar livre e para públicos diversos que sempre comparecem aos espetáculos no período santo. A dedicação e o amor à arte são pontos a serem observados em cada espetáculo e que levaram certamente a aprovação de seus projetos.

         De acordo com a secretaria de Cultura e Juventude do Município, foram pagos antecipadamente a todos os grupos (sede e interior) os valores do prêmio, R$ 6.000,00 (seis mil reais) para cada projeto selecionado, perfazendo o total de R$ 24.000,00 (vinte e quatro mil reais).

“Prêmio em dinheiro que ajudou na produção/realização dos espetáculos e que permitiu aos grupos envolvidos pagar as suas despesas de maneira mais tranquila”, disse o titular da SECJU, Donizete Menezes, parabenizando a todos os grupos artísticos e religiosos, e a classe teatral da cidade, na data em que se comemora o Dia Mundial do Teatro (dia 27).

“Data esta que foi comemorada brilhantemente e de maneira antecipada com a realização de belíssimos espetáculos teatrais na sede e interior. Juazeiro está de parabéns pelo envolvimento, dedicação e amor à arte, exemplo de que a nossa cultura está bem viva e atuante”, lembrou o secretário.

Os espetáculos

No Bairro Alto da Aliança, o “Espetáculo Sacro da Paixão de Cristo” (Relatos da Vida de Jesus); no distrito de Itamotinga, o “Espetáculo Sacro Jesus de Nazaré”; no povoado de Malhada da Areia (região de Pinhões) o “Espetáculo Paixão de Cristo”, e no Bairro Kidé, o “Espetáculo Nova Jerusalém”.

Além destes 4 projetos aprovados em edital para apresentações gratuitas no município, ainda foram realizados outros espetáculos abertos, já tradicionais do período da Semana Santa, como a “Via Sacra” dos bairros Dom José Rodrigues e Tabuleiro, acompanhados por um público fiel e um elenco que se mantém ativo há mais de 15 anos.

Para os diretores e também atores, Hilton Rodrigues (o demônio) e Raimundo Silva (Herodes), ambos do espetáculo sacro do Kidé, o apoio do Município foi fundamental para a realização do projeto. O espetáculo tem 36 anos de tradição, mas esteve um tempo parado. “Reativamos este espetáculo com os jovens da comunidade há 13 anos. Este é o meu terceiro ano como diretor, e me sinto realizado neste espetáculo”, disse Raimundo.

Para Hilton, é muito gratificante participar de um projeto como este. “Há sete anos eu faço este espetáculo por livre e espontânea vontade, por gostar mesmo. É um espetáculo de tradição e que bom que contamos com o patrocínio da prefeitura”, disse o ator.

Também do espetáculo do Bairro Kidé, o ator Robeilson dos Santos Soares, 16 anos, estreante no papel de Jesus Cristo, participa da Via Sacra há 11 anos. “Uma figura muito importante, que revolucionou o mundo”, disse, feliz em participar de mais uma apresentação que viu nascer em sua comunidade.

O espetáculo do Kidé é uma realização do Grupo de Teatro Arte Suburbana, e também conta com o apoio do Núcleo de Arte e Educação Nego D’Água (NAEND’A) através da Casa da Cultura.

Com informações de Ascom

Deixe uma resposta