Juazeiro inclui no Calendário Oficial de Eventos a “Semana de Valorização da Vida e Prevenção ao Suicídio”

Capa-Site-Setembro-Amarelo-2015

O município de Juazeiro, através da Lei nº2. 167/2016 incluiu no Calendário Oficial de Eventos a Semana de Valorização da Vida e Prevenção ao Suicídio. Esse ano o evento ocorrerá entre os dias 12 e 16 de Setembro. As atividades da Semana serão realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde, através do Núcleo de Educação Permanente e tem como objetivo orientar cidadãos que atravessam dificuldades sujeitando-os a atitudes extremas.

A proposição estabelece a inclusão no calendário oficial do Município a Semana de Valorização da Vida e Prevenção ao Suicídio, compreendendo o dia 10 de setembro – data estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio

Setembro Amarelo

No mundo, cerca de 800 mil pessoas cometem suicídio por ano, o que corresponde a uma morte a cada 40 segundos. Segundo a OMS, só no Brasil, é registrada uma morte a cada 45 minutos e, em sua maioria, entre jovens de 15 a 29 anos. Foi através desses dados alarmantes que surgiu a ideia de criar o Setembro Amarelo, mês de prevenção do suicídio.

Confira a Programação

12/09 – Atividades Educativas sobre Bullying na Escola

14/09 (19h) – Atividade de práticas corporais na Lagoa de Calu com a educadora física Cíntia Katherine;

15/09 (14h) e 16/09 (08h30) – Palestra para profissionais da Saúde, Sedis e Seduc sobre Suicídio com Alecrides Alencar, psicóloga da CAPS (Obs.: A palestra será em dois dias para abranger mais profissionais);

Entre os dias 12 e 16 ocorrerão palestras nas Escolas Municipais Argemiro, Terezinha Ferreira, Dinorah Albernaz, Anália Barbosa, Haydee Fonseca e Paulo VI (as Equipes de Saúde da Família vão entrar em contato com as escolas para programar as ações). As unidades de Saúde do Município também irão realizar ações sobre a temática durante a semana.

Deixe uma resposta