Juízes e entidades cobram afastamento de Renan da presidência do Senado

renan-calheiros-02Entidades do Ministério Público, do Judiciário e da sociedade civil enviaram um apelo para que o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, requeira o afastamento do senador Renan Calheiros (PMDB-AL) da presidência do Congresso, réu por peculato.

Em carta encaminhada neste sábado (3), as organizações argumentam que Renan não pode permanecer na função por “pretender comandar produção legislativa em benefício próprio, visando a autoblindagem”.

O documento menciona a manobra do peemedebista para votar em regime de urgência na quarta-feira (30) o projeto de lei que prevê punição a juízes e investigadores. E lembra a decisão do Supremo Tribunal Federal de afastar o deputado agora cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) da presidência da Câmara, em maio.

Em 2015, Janot solicitou a medida por entender que Cunha usava o cargo para obstruir investigações contra ele tocadas pela Operação Lava Jato.

Na-sexta-feira (2), o presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Claudio Lamachia, também foi a público cobrar que Renan deixe a presidência do Senado.

“O intuito do presidente do Senado, ora acusado de peculato, é evidente, atrapalhar as investigações, constranger membros do Ministério Público e da magistratura”, afirmam as entidades. Faltam a Renan “legitimidade moral e política bem como probidade para a condução dos destinos do Poder Legislativo pátrio.”

O documento é assinado pelos presidentes do Instituto Não Aceito Corrupção, ANTC (Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas), AMPCON (Associação Nacional dos Ministérios Públicos de Contas), APMP (Associação Paulista do Ministério Público), Ajufesp (Associação dos Juízes Federais dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul), associação Contas Abertas, e Iasp (Instituto dos Advogados de São Paulo).

Fonte Folha de São Paulo

Um Comentário

  • Cleber

    3 de dezembro de 2016 at 22:19

    Quem apoiou ele na presidencia dp Senado foi Lula. São amigos e que vão estar juntos numa cela de prisao maxima. Sem privilegios. Esse Renan já tive no olho a olho com ele e sei que nunca valeram nada. Lula sempre foi um ferrado amigos destes que quetem acabar com a lava jato. Vai estar preso sem alcaçar 2018. O povo vai botar pra quebrar em vcs seus ladroes da desgraca do povo. Esta ai o tal pacto social do lularapio corrupto e corruptores. Podem se esbravejar que nao vai valer de nada. Militarismo e apos eleicoes plebiscitarias. Com todos na cadeia

    Responder

Deixe uma resposta